Objetos-poéticos A palavra-imagem em Gabriela Marcondes

Auteurs-es

  • Ariela Fernandes Sales Universidade Federal de Pernambuco, UFPE

Mots-clés :

Gabriela Marcondes, objetos-poéticos, ubiquidade, mise em abyme

Résumé

O presente artigo analisa a série de objetos-poéticos da poeta e experimentalista Gabriela Marcondes. O foco centra-se em perceber como tal série de objetos culmina a partir do engendramento de diversas linguagens artísticas, desafiando a crítica e a própria arte para a atualização de conceitos e observâncias do ato artístico. Nesse sentido, recorre-se ao conceito de ubiquidade de Maciel (2007), que se relaciona, em certo grau, ao de mise en abyme, de Dällenbach (1979), para que se perceba como os objetos-poéticos se dissipam em linguagens distintas ao mesmo tempo que se refletem num abismo artístico especular.

Références

ANTONIO, Jorge Luiz. Poesia eletrônica: negociações com os processos digitais. Belo Horizonte: Veredas & cenários, 2008.

BACHMANN, Pauline. Poesia que toca – tocar poesia: os objetos poéticos neoconcretos. In: CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC, 15., 2017, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: UERJ, 2017.

CIPOLLA, Marcelo Brandão. Ready-made. In: Dicionário Oxford de Arte. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

DÄLLENBACH, Lucien. Intertextualidades. Tradução: Clara Crablé Rocha. Coimbra: Almedina, 1979.

DUBOIS, Phillipe. Um “efeito cinema” na arte contemporânea. In: COSTA, Luiz Cláudio da (Org.). Dispositivos de registro na arte contemporânea. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria; FAPERJ, 2009.

LITTIG, Sabrina Vieira. Reflexões sobre a apropriação de objetos na arte contemporânea. 2015. Dissertação (Mestrado em Artes) – Universidade Federal do Espírito Santo, Espírito Santo, 2015.

MACHADO, Arlindo. Arte e mídia. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.

MACIEL, Maria Esther. Poéticas do inclassificável. Aletria, Belo Horizonte, v. 15: 155-162, 2007. Disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/aletria/article/view/1393/1491. Acesso em: 20 abr. 2020.

SANTAELLA, Lúcia. Por que as artes e as comunicações estão convergindo? São Paulo: Paulus, 2005.

OLIVEIRA, Ana Claudia M. A. Arte e tecnologia: uma nova relação? In: DOMINGUES, Diana. A arte no século XXI: a humanização das tecnologias. São Paulo: UNESP, 1997.

Publié-e

2021-11-13