A anestética opressora da Capital: uma investigação da distopia intersemiótica de Jogos Vorazes
Palabras clave:
Distopia, Anestética, Mídia, Intersemiose.Resumen
A autora Suzanne Collins lança mão de uma linguagem intersemiótica na construção do bildunsgroman de sua heroína na franquia distópica Jogos Vorazes a partir do conceito de anestética, apresentado por Susan Buck-Morss, com base nas reflexões acerca do choque em Walter Benjamin. Este trabalho objetiva demonstrar a natureza dos mecanismos semióticos de manutenção da opressão exercida pelo governo da Capital, através da mídia, na população do estado fictício de Panem, no livro Jogos Vorazes e no filme homônimo. Compreendendo a distopia como o subgênero da ficção científica que reflete sobre a sociedade contemporânea, o presente estudo procura indicar as conexões com os espetáculos televisivos usados pelos controladores de conteúdo chamados de idealizadores e o seu papel na construção de narrativas mantenedoras da opressão de sua população.
Citas
BENJAMIN, Walter. The Work of Art in the Age of Its Technological Reproducibility: In: BENJAMIN, Walter. The Work of Art in the Age of Its Technological Reproducibility, and Other Writings on Media. London: Harvard University Press, 2008. Cap. 1. p. 19-55.
BOOKER, Keith. The Dystopian Impulse in Modern Literature: Ficion as Social Criticism. Wesport: Greenwood Press, 1994.
BUCK-MORSS, Susan. Estética e Anestética: O “Ensaio Sobre A Obra de Arte” de Walter Benjamin Reconsiderado. Travessia: Revisa de Literatura, Ilha de Santa Catarina, v. 33, p.11-41, ago.-dez. 1996. Tradução de: Rafael Lopes Azize.
COLLINS, Suzanne. Jogos Vorazes. Rio de Janeiro: Rocco, 2010. 399 p. Tradução de: Alexandre D’Elia.
______. A Conversation: Suzanne Collins. Disponível em: <http://www.scholasic.com/thehungergames/media/qanda.pdf>. Acesso em: 14 jul. 2018.
______. Em Chamas. Tradução de: Alexandre D’Elia.Rio de Janeiro: Rocco, 2011.
DYSTOPIA. In: English Oxford Living Dicionaries. Oxford: Oxford University Press, 2018. Disponível em: <https://en.oxforddicionaries.com/definition/dystopia>. Acesso em: 16 ago. 2018.
HINTZ, Carrie; OSTRY, Elaine (Org.). Utopian and Dystopian Writing for Children and Young Adults. New York: Routledge, 2003.
JOGOS VORAZES. Direção: Gary Ross. Produção: Nina Jacobson e Jon Kilik. Estados Unidos: Lionsgate, 2012. DVD.
HILÁRIO, Leomir Cardoso. Teoria Crítica e Literatura: a distopia como ferramenta de análise radical da modernidade. Anuário de Literatura, [s.l.], v. 18, n. 2, p.201-215, 7 out. 2013. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Disponível em: <http://dx.doi.org/10.5007/2175-7917.2013v18n2p201.> . Acesso em: 12 ago. 2018.
SONTAG, Susan. The Imagination of Disaster. In: SONTAG, Susan. Against Interpretation: And Other Essays. London: Picador, 2001. Cap. 4. p. 160-172.
ZYPES, Jack. Foreword. In: HINTZ, Carrie; OSTRY, Elaine (Org.). Utopian and Dystopian Writing for Children and Young Adults. New York: Routledge, 2003. p. 13-22.