Dialética vampiresca em abismo: o cinema ‘underground’ norte-americano diante do espelho
Palabras clave:
cinema e literatura, mise en abyme, especularidade, vampirismo, narcisismoResumen
Partindo de leituras sobre a mise en abyme enquanto recurso especular de aproximação das artes, esta reflexão se concentra sobre uma mitologia cara ao diálogo entre cinema e literatura: a do vampirismo. A seleção de dois filmes específicos se baseia em um recorte marginal, pois é na margem da indústria que o underground norte-americano localiza potenciais exercícios autorais e estilísticos, em produções independentes com liberdade criativa, que também duplica uma noção de filmes vampirizados pelo sistema comercial. A partir dos títulos Martin (1977), de George Romero, e O Vício (1995), de Abel Ferrara, busca-se aproximar a dialética vampiresca em contraposição a um mito fundante da mise en abyme: o Narciso e sua dependência a um reflexo especular. Na conflituosa relação entre a figura do vampiro e o espelho, trata-se de aspectos que não apenas conectam as filmografias dos cineastas abordados, mas também a consciência alternativa de produção que ambos exemplificam como marco renovador da história cinematográfica e de sua relação com as origens literárias.
Citas
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