Marina Colasanti, dos minicontos aos quadrinhos: uma experiência de letramento literário

Autores

  • Maria Gomes da Costa Silva Universidade de Pernambuco, UPE
  • José Jacinto dos Santos Filho Universidade de Pernambuco, UPE

Palavras-chave:

Letramento literário, Tradução intersemiótica, Minicontos, História em quadrinhos.

Resumo

Os níveis de leitura no Brasil são baixos e sua prática está intrinsicamente relacionada a fatores como gosto e influência da família ou dos professores, de acordo com dados da última pesquisa Retratos da Leitura no Brasil (2015). Por outro lado, os avanços tecnológicos, apesar de disseminarem e democratizarem o acesso aos bens culturais, configuraram um novo panorama de leitura, onde a concisão e linguagem verbo/visual se tornaram cruciais, distanciado o aluno da leitura literária: paradigma que inquieta educadores preocupados em garantir aos estudantes o domínio da palavra. Assim, é urgente formar cidadãos capazes de interagir através do letramento literário. O miniconto, gênero contemporâneo conciso cuja leitura exige conhecimento de mundo contextual, pode ser ativado a partir de estratégias, como a tradução imagética do texto literário para outra linguagem. Analisamos neste artigo uma experiência de letramento literário realizada com alunos do 9o do Ensino Fundamental, com a transposição de minicontos de Marina Colasanti para Histórias em Quadrinhos.

Biografia do Autor

José Jacinto dos Santos Filho, Universidade de Pernambuco, UPE

Professor Orientador

Referências

CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: Vários Escritos. Rio de Janeiro: Ouro Sobre Azul, 2011.

COLASANTI, Marina. Porém igualmente. In: Um espinho de Marfim & outras histórias. Porto Alegre: L&PM, 1999.

COLASANTI, Marina. Nunca descuidando do dever, De água nem tão doce, Para que ninguém a quisesse, Com a honra no varal, Uma questão de educação. In: Contos de Amor Rasgados. Rio de Janeiro: Roco, 1986.

COLOMER, Teresa; CAMPS, Anna. Ensinar a ler e ensinar a compreender. Porto Alegre: Artes Médicas, 2002.

COSSON, Rildo. Letramento Literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2014.

FAILLA, Zoara (Org.) Retratos da leitura no Brasil 4. Rio de Janeiro: Sextante, 2016. Disponível em: http://prolivro.org.br/home/images/2016/RetratosDaLeitura2016. Acesso em: 15/04/2018

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se complementam. São Paulo: Autores associados/Cortez, 1989 (Coleção polêmicas do nosso tempo, 4).

FRANCO, Maria Amélia Santoro. Pedagogia da Pesquisa-Ação. Educação e Pesquisa, São Paulo, SP, v. 31, n. 03, p. 483-502. set./dez.2005. Disponível em: https://www.revisas.usp.br/ep/article/viewFile/27991/29774 /. Acesso em 15/04/2018.

INEP. ENEM- Exame Nacional do Ensino Médio – Resultados dos Participantes 2017 – Organização: Maria Inês Fini (Presidente do INEP), Brasília, Distrito Federal, 2018. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/downloads/2017/apresentacao_resultados_enem2017.pdf/. Acesso em15/05/2018.

ISER, Wolfgang. O ato de leitura: uma teoria do efeito estético. Tradução: Johannes Kretschmer. São Paulo: Ed. 34, 1996, v. 1.

JAUSS, Hans Robert. A história da literatura como provocação à teoria literária. São Paulo: Ática, 1994.

JOUVE, Vincent. A leitura como retorno a si mesmo: sobre o interesse pedagógico das leituras subjetivas. In: ROUXEL, Annie; LANGLANDE E REZENDE, Neide Luíza (Orgs.) Leitura Subjetiva e ensino de literatura. São Paulo, Alameda, 2013.

KLEIMAN, Angela. Texto e leitor: Aspectos cognitivos da leitura. São Paulo, Pontes Editores, 2016.

KOCH, Ingedore Vilaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender os sentidos do texto. 3a Edição. São Paulo: Contexto, 2014.

PLAZA, Júlio. Tradução Intersemiótica. São Paulo: Perspectiva, 2010.

RAMOS, Paulo. A leitura dos quadrinhos. São Paulo: Contexto. 2016.

SPALDING, Marcelo. O protagonismo do leitor no miniconto contemporâneo. In: Revisa Ensicqlopédia FACOS/CNECOS Osório, Vol. 09, no 01, outubro de 2012.

SOUSANIS, Nick. Desaplanar. São Paulo: Veneta, 2017.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Editora Artmed, 1998.

Downloads

Publicado

2021-11-13