O contemporâneo enquanto amálgama: análise do fotopoema “Carmim”, de Arnaldo Antunes e Márcia Xavier
Mots-clés :
ET EU TU, Poesia Contemporânea, Fotopoema, Novas materialidadesRésumé
Por meio da leitura de ET EU TU, livro de Arnaldo Antunes e Marcia Xavier (2003), apresentamos, neste artigo, algumas reflexões sobre o contemporâneo em sua tendência de continuidade com os incursos vanguardistas de problematizar as fronteiras entre as linguagens artísticas, como forma de sublevar novos gêneros e de lançar o objeto literário em dialética com a materialidade que o compõe. Tomamos obra analisada, constituída por fotopoemas, gênero emergente e de autêntica porosidade sígnica, para apresentar, na caleidoscópica cena que compõe o contemporâneo, uma vertente que aponta às reminiscências de seu átimo criativo.
Références
ANTUNES, Arnaldo; XAVIER, Marcia. ET EU TU. São Paulo: Cosac e Naify, 2003.
_____. O Silêncio. Para BMG Brasil: São Paulo, 1996.
_____. n.d.a. Iluminuras: 1ª ed. São Paulo, 2010.
_____. Poesia Concreta – 50 anos. In: BANDEIRA, João (Org). OUTROS 40. Iluminuras: São Paulo, 2014.
_____. Origem da poesia. 2009. In: BANDEIRA, João (Org). OUTROS 40. Iluminuras: São Paulo, 2014.
BARTHES, Roland. O Grau Zero da Escrita. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
BENSE, Max. Pequena Estética. Tradução: J. Ginsburg e Ingrid Dormien Koudela. 3. ed. Perspectiva: São Paulo, 2003.
CORREIO BRASILIENZE. Arnaldo Antunes lança novo livro de poesias. Brasília, 07 de maio 2010 – 09hrs02mins. Disponível em: http://www.fmp.com.br/Biblio/MANUAL%20Para%20Elabora%C3%A7%C3%A3o%20de%20Trabalhos%20Acad%C3%AAmicos.pdf. Acesso em 15 fev 2014.
CAMPOS, Augusto. Viva Vaia: Poesia 1949-1979. São Paulo: Ateliê Editorial, 2014.
MELO NETO, João Cabral de. Serial e Antes. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997.
FERNANDES, Ana Luiza; VITÓRIO, Ana Paula; QUEIROZ, João. Quarenta Clics em Curitiba: Os haicais intermidiáticos de Leminski e Pires. In: IPOTESI, Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras – Estudos Literários da Universidade Federal de Juiz de Fora, v. 19, n. 1, 2015.
FILHO, Domício Proença. Concerto a Quatro Vozes. Rio de Janeiro-São Paulo: Editora Record, 2006.
FOUCAULT, Michel. Isto Não É um Cachimbo. Tradução: Jorge Coli. 5ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra; 1988.
JOACHIM, Sébastien. Poesia ou Poiêsis?, in Revista Arte Comunicação. Volume 1, número 3, dezembro 1995. Universidade Federal de Pernambuco.
KANDINSKY, Wassily. Do Espiritual na Arte e na Pintura em Particular. São Paulo: Martins Fontes, 1996. Na tradução de Álvaro Cabral e Antonio Pádua Danesi.
LEMINSKI, Paulo; PIRES, Jack. Quarenta Clics em Curitiba. Curitiba: Editora Etecetera, 1976.
MAGDALENO, Renata. Dossiê Arnaldo Antunes, in: SESC Literatura em Revista, nº 4: Literatura e Outras Artes, 2013.
NELSON, Cary. Modern American Poetry. University of Illinois at Urbana-Champaign. Curso online oferecido na plataforma Coursera. Week 1 – module 1 lesson 1: Modern American Poetry, 1899-1950. Vídeo-aula 2. 2016.
NUNES, Leandro; SOUZA, Rita de Cássia F. de. A Poesia Visual do Livro ET Eu Tu. Revista Estudos Semióticos, no 2, 2006. Universidade de São Paulo (USP).
PAZ, Octavio. O Arco e a Lira. Tradução de Olga Savary. 2ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982.
PIGNATARI, Décio. O Que é Comunicação Poética. 1ª ed. São Paulo: Ateliê editorial, 2006.
PINTO, Manuel da Costa. Literatura Brasileira Hoje. São Paulo: Publifolha, 2004.
SANTAELLA, Lucia. A poética antecipatória de Augusto de Campos. In: SÜSSEKIND, Flora; GUIMARÃES, Júlio Castañon (org.). Sobre Augusto de Campos. Rio de Janeiro: 7Letras, 2003.
SCHOLLHAMMER, Karl Erik. Além do Visível: O Olhar da Literatura. Rio de Janeiro: 7Letras, 2007.
SÜSSEKIND, Flora; GUMARÃES, Júlio. Sobre Augusto de Campos. Rio de Janeiro: 7Letras – Fundação Rui Barbosa, 2004.