Policial, Noir e Fantástico na obra de Osman Lins
Palabras clave:
Osman Lins, Literatura policial, Adaptação para a televisão.Resumen
Para este ensaio, três recortes da obra de Osman Lins foram escolhidos: “O Perseguido ou Conto Enigmático”, do livro de contos Os Gesos (1957) – de onde o autor teria extraído O visitante, romance intimista de estreia, premiado em 1955, antes mesmo do lançamento do livro de contos; “Conto Barroco ou unidade Tripartita”, de Nove, novena (1966), a obra foi considerada pela crítica especializada e também pelo próprio autor como uma fase literária de plenitude e maturidade. Lins fugiu à nomenclatura “conto”, fez questão de denominar as peças literárias ali reunidas como “narrativas”, pelo seu caráter deliberadamente experimental e inusitado. E o último texto “A ilha no espaço”, do livro Casos Especiais de Osman Lins (1978). A produção desse e de outros textos curtos para o suporte televisivo do “Caso Especial”, no entanto, obrigou-o a abandonar o sofisticado hermetismo estilístico, inspirado na escrita oulipiana francesa do volume de 1966 – absolutamente vedado ao horizonte de expectativas da recepção massifcada prevista para o incipiente teleteatro nacional –, levando-o a explorar outros caminhos, mais próximos das soluções encontradas pelo mestre da literatura de mistério e suspense, Edgar Allan Poe.
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