Davey Wreden e a especularidade nos games

Auteurs

  • Antonio Matheus A. Villarim Universidade Federal de Pernambuco, UFPE
  • Ermelinda Maria Araújo Ferreira Universidade Federal de Pernambuco, UFPE

Mots-clés :

Indie games, Narratologia, Davey Wreden, The Stanley Parable, The Beginner’s Guide.

Résumé

Não há uma definição amplamente aceita sobre o que constitui um “jogo independente” – indie game. Entretanto, esses jogos compartilham certas peculiaridades: são desenvolvidos por uma pessoa, pequenas equipes ou pequenas companhias independentes, com pouco ou nenhum financiamento editorial e dependendo de esquemas de distribuição digital na Internet, sem interesse comercial. Por outro lado, dispõem de grande liberdade criativa e de experimentação, uma vez que não estão submetidos às políticas de controle de interesse dos órgãos financiadores. Por esse motivo, os indie games são conhecidos por sua inovação, criatividade, e experimentação artística. Esta pesquisa de Iniciação Científica tencionou realizar um breve levantamento de obras de literatura eletrônica elencadas, por seu investimento narrativo e estético, na assim chamada “contracultura dos games de ação e violência”. A intenção desse levantamento é contribuir para avaliar a potencialidade da utilização desses games no ensino de literatura e no letramento digital na escola. O enriquecimento do enredo, a abordagem mais ampla de questões históricas, políticas, biográficas e de atualidades, o emprego frequente da metalinguagem, produzem um efeito de especularidade nesses games, que levam o jogador a um contínuo questionamento de sua atividade.

Bibliographies de l'auteur

Antonio Matheus A. Villarim, Universidade Federal de Pernambuco, UFPE

Bolsista PIBIC 2018

Ermelinda Maria Araújo Ferreira, Universidade Federal de Pernambuco, UFPE

Professora Orientadora

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Publiée

2021-11-13