Relações intermidiais entre videojogo e literatura: a configuração da narrativa no game Journey

Auteurs-es

  • Deyseane Pereira dos Santos Araújo Universidade Estadual da Paraíba, UEPB

Mots-clés :

Videojogo, Literatura, Narrativa, Journey, Referências intermidiáticas

Résumé

Este artigo ancora-se na perspectiva dos estudos intermidiáticos e tem como objetivo maior investigar as contaminações e contatos estabelecidos entre o videojogo Journey – lançado em 13 de março de 2012 na Playstation Network pela Thatgamecompany (TGC) – e o sistema da literatura, mediante a análise das referências intermidiáticas presentes no processo de composição da narrativa. Conforme atestamos, por meio dos contatos tramados entre os sistemas, encontramos na configuração narrativa de Journey processos e procedimentos tipicamente literários, evidenciados através da estruturação linear do enredo, e, sobretudo, por meio da figura do personagem/ avatar que transcodifica o modo de construção do herói romanesco, criando, assim, uma mitologia da individualidade, reinventando, em nova base, a tradição romanesca através da exploração dos potenciais estéticos imanentes da literatura.

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Publié-e

2021-11-13