A Cataguases de Luiz Ruffato: uma possibilidade de promoção de letramento literário e de ampliação de repertório
Mots-clés :
Literatura, Cinema, Adaptação.Résumé
Este trabalho apresenta uma proposta de intervenção pedagógica a ser aplicada em uma escola pública localizada no município de Cataguases, Minas Gerais, com o objetivo de aproximar os alunos do universo da literatura. Para isso, pretendemos direcionar o olhar dos discentes para as diferentes maneiras de como o espaço físico da cidade de Cataguases é retratado no conto Amigos e no romance Estive em Lisboa e lembrei de você, ambos do escritor cataguasense Luiz Rufato, e em suas respectivas adaptações para o cinema. Assim, além dessa categoria da narrativa, será também foco de discussão o processo de adaptação cinematográfica de obras literárias. Devido ao estreito espaço que a literatura ocupa na escola hoje e do afastamento cada vez maior dos jovens em relação à leitura literária, é essencial que se promova meios que contribuam de forma efetiva para o letramento literário e para a ampliação do repertório de leitura dos discentes. Buscando a confluência entre teoria e prática, adotamos a orientação metodológica da pesquisa-ação.
Références
ABDALA JUNIOR, Benjamin. Introdução à análise da narrativa. São Paulo: Scipione, 1995.
BARBOSA, Begma Tavares. Letramento literário: sobre a formação escolar do leitor jovem. Educ.Foco, Juiz de Fora, v. 16, n.1, p. 145-167. Mar/ago. 2011. Disponível em: <http://www.uff.br/revistaedufoco/fles/2012/08/Texto-06.pdf>. Acessado em 10/02/2018.
BORGES FILHO, Ozíris. Espaço e literatura: introdução à topoanálise. In: XI Congresso Internacional da ABRALIC Tessituras, Interações, Convergências, 3 a 17 de julho de 2008, USP – São Paulo, Brasil. Disponível em: <http://www.abralic.org.br/eventos/cong2008/AnaisOnline/simposios/pdf/067/OZIRIS_FILHO.pdf >. Acessado em 23/02/2018.
BARAHONA, José (Direção). Estive em Lisboa em lembrei de você. Produção: Fernando Vendrell, José Barahona, Mônica Botelho. Fênix Filmes, 2015.
BRANCO, Joaquim. Verdes vozes modernistas. Cataguases: Instituto Francisca de Souza Peixoto, 2006.
CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: _____. Vários escritos. Rio de Janeiro: Ouro Sobre Azul, 2011, p.171 – 193.
CASTRO, Márcia Carrano. A construção do literário na prosa narrativa de Luiz Ruffato. Rio de Janeiro, 2010. Tese de Doutorado em Letras Vernáculas - Literatura Brasileira. Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2010.
COLOMER, Teresa. Andar entre livros. São Paulo: Global, 2007.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2016.
_____. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2018.
FARIA, Maria Cristina Brandão de; FERNANDES, Danubia de Andrade. Do texto ao audiovisual – um processo de “tradução e transcrição”. XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste. São Paulo, 2008.
HUTCHEON, Linda. Uma teoria da adaptação. Florianópolis: UFSC, 2013.
ISER, Wolfgang. O repertório do texto. In: O ato da leitura. Uma teoria do efeito estético. Vol. 1. São Paulo; Ed. 34, 1996.
PAULINO, Graça; COSSON, Rildo. Letramento literário: para viver a literatura dentro e fora da escola. In: ZILBERMAN, Regina; RÖSING, Tania (Org). Escola e leitura: velha crise, novas alternativas. São Paulo: Global, 2009, p. 61-79.
RUFFATO, Luiz. Estive em Lisboa e lembrei de você. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
_____. O mundo inimigo: inferno provisório. Rio de Janeiro: Editora Record, 2005.
_____. Os ases de Cataguases. Cataguases: Instituto Francisca de Souza Peixoto, 2002.
SOARES, Magda. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In: Escolarização da leitura literária: o jogo do livro infantil e juvenil. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
_____. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 1986.
VILLAMARIN, José (Direção). Redemoinho. Produção: Vania Catani. Globo Filmes/Bananeiras Filmes, 2016.