A obra kafkiana em resident evil 2: revelations 2: Convergência intersemiótica nos jogos eletrônicos
Palabras clave:
intersemiose, literatura e jogos eletrônicos, Franz KafkaResumen
O presente trabalho analisa de que forma os elementos narrativos do conto literário Na colônia penal (1914), do escritor Franz Kafka, se relacionam com o jogo eletrônico Resident Evil: Revelations 2 (2015), identificando as ressignificações de sentido a partir de convergências intersemióticas (PLAZA, 2013), que, por meio da tradução da linguagem escrita para a audiovisual, contribuem para a construção de uma nova narrativa no suporte digital-eletrônico.
Citas
BLANCHOT, Maurice. A parte do fogo. Rio de Janeiro: Rocco. 1997.
CARONE, Modesto. Tradução e posfácio. In: KAFKA, Franz. O Veredicto / Na colônia penal. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
JAKOBSON, Roman. Lingüística e comunicação. São Paulo: Editora Cultrix, 1999.
KAFKA, Franz. O Veredicto / Na colônia penal. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
OLIVEIRA, Rodrigo Oliveira de. Os videogames como forma de arte sob a perspectiva de Walter Benjamin. Disponível em: https://www.academia.edu/25818479/Os_videogames_como_forma_de_arte_sob_a_perspectiva_de_Walter_Benjamin_-_Intercomsul_2016. Acesso em: 29 jul. 2019.
PLAZA, Julio. Tradução Intersemiótica. São Paulo: Perspectiva, 2013.
REVIL. REVIL, 1999. Resident Evil: Revelations 2. Disponível em: https://residentevil.com.br/resident-evil-revelations-2/. Acesso em: 08 mai. 2019.