Narradores em Edgar Allan Poe e Machado de Assis: letramento literário e ampliação de repertório

Autores

  • Cássia Ferreira de Freitas Tirapani Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF
  • Marco Aurélio de Sousa Mendes Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF

Palavras-chave:

Narrador, Adaptação, Cânone, Quadrinhos, Repertório.

Resumo

Por diversos motivos, o ensino de literatura tem se mostrado insuficiente nas escolas públicas brasileiras, sobretudo no Ensino Fundamental II. A partir do estudo de narradores não confiáveis em primeira pessoa e de um narrador em terceira pessoa, o presente trabalho busca sugerir formas de se desenvolver o letramento literário em sala de aula, ancorado no conceito de “ampliação de repertório” de Wolfgang Iser. Essa proposta aborda o conto O coração delator, de Edgar Allan Poe, a adaptação em quadrinhos e a adaptação televisiva do conto O enfermeiro, originalmente escrito por Machado de Assis, e o conto estendido O alienista, de Machado de Assis. Encontrando-se em fase de implementação da intervenção pedagógica, apresentamos aqui as hipóteses de trabalho levantadas ao longo da pesquisa, que usa como metodologia a pesquisa-ação. Os atores envolvidos nesse projeto são a professora-pesquisadora e alunos de um nono ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Juiz de Fora, Minas Gerais.

Biografia do Autor

Marco Aurélio de Sousa Mendes, Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF

Professor Orientador

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Publicado

2021-11-13