Narradores em Edgar Allan Poe e Machado de Assis: letramento literário e ampliação de repertório
Palavras-chave:
Narrador, Adaptação, Cânone, Quadrinhos, Repertório.Resumo
Por diversos motivos, o ensino de literatura tem se mostrado insuficiente nas escolas públicas brasileiras, sobretudo no Ensino Fundamental II. A partir do estudo de narradores não confiáveis em primeira pessoa e de um narrador em terceira pessoa, o presente trabalho busca sugerir formas de se desenvolver o letramento literário em sala de aula, ancorado no conceito de “ampliação de repertório” de Wolfgang Iser. Essa proposta aborda o conto O coração delator, de Edgar Allan Poe, a adaptação em quadrinhos e a adaptação televisiva do conto O enfermeiro, originalmente escrito por Machado de Assis, e o conto estendido O alienista, de Machado de Assis. Encontrando-se em fase de implementação da intervenção pedagógica, apresentamos aqui as hipóteses de trabalho levantadas ao longo da pesquisa, que usa como metodologia a pesquisa-ação. Os atores envolvidos nesse projeto são a professora-pesquisadora e alunos de um nono ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Juiz de Fora, Minas Gerais.
Referências
ABDALA JR, Benjamin. Introdução à análise da narrativa. São Paulo: Scipione, 1995.
ASSIS, Machado de. O alienista. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2017.
BAGNO, Marcos (Org.). Machado de Assis para principiantes. São Paulo: Ática, 2006.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
BLOOM, Harold. Uma elegia para o cânone. In: _____. O cânone ocidental. Trad. Marcos Santarrita. Rio de Janeiro: Objetiva, 2010.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental: Língua Portuguesa. Brasília: MEC, 1998.
______. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – BNCC. 3a versão. Brasília, DF, 2017.
CALVINO. Ítalo. Por que ler os clássicos. São Paulo: Companhia das letras, 2007.
CÂNDIDO, Antônio. O direito à literatura. In: ______. Vários escritos. Rio de Janeiro/São Paulo:
Ouro sobre azul/Duas Cidades, 2004. p.169-191.
CARVALHO, Diógenes Buenos Aires. Quando se adapta uma obra literária para crianças e jovens, que gênero textual é adaptado? Conjectura. Caxias do Sul, v.16, n.2, p. 156-168, maio/ago. 2011.
COLOMER, Teresa. Andar entre livros: a leitura literária na escola. São Paulo: Global, 2007.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2016.
_______. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2017.
HUTCHEON, Linda. Uma teoria da adaptação. 2a. ed. Florianópolis: Ed. Da UFSC, 2013.
ISER, Wolfgang. O repertório do texto. In: O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. Vol. 1. São Paulo: Editora 34, 1996.
JUIZ DE FORA. Prefeitura de Juiz de Fora. Proposta curricular da rede municipal: Língua Portuguesa. Juiz de Fora: Secretaria de Educação, 2012.
MIRANDA, Neusa Salim. Reflexão metalinguística do ensino fundamental: caderno do professor. Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2006. (Coleção Alfabetização e Letramento)
MOISÉS, Massaud. A criação literária: introdução à problemática da literatura. São Paulo: Melhoramento, 1970.
NISKIER, Arnaldo. O olhar pedagógico em Machado de Assis. Rio de Janeiro: Expressão e cultura, 2001.
PAULINO, Graça. Formação de leitores: a questão dos cânones literários. Revisa Portuguesa de Educação, vol. 17, n. 1, 2004, p. 47-62, Universidade do Minho, Portugal.
PAULINO, Graça; COSSON, Rildo. Letramento literário: para viver a literatura dentro e fora da escola. In: ZILBERMAN, Regina; RÖSING, Tânia M. K. (Orgs.). Escola e leitura: velha crise, novas alternativas. São Paulo: Global, 2009.
POE, Edgar Alllan. Edgar Allan Poe: medo clássico. Rio de Janeiro: DarkSide Books, 2017.
SOARES, Magda B. Alfabetização e letramento: caminhos e descaminhos. Pátio, ano 8, n. 29, p. 18-22, fev. /abr. 2004.
______. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In: EVANGELISTA, Aracy; BRINA, Heliana; MACHADO, Maria Zélia (Orgs.). A escolarização da leitura literária. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
SOLÉ. Isabel. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Penso, 1998.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 1986.
VILACHÁ, Francisco S. O enfermeiro: conto de Machado de Assis. São Paulo: Escala Educacional, 2009.