Fusão de povos e culturas sob duas potestas: uma releitura do descobrimento do Brasil 500 anos depois

Auteurs

  • Pedro Ivo Moreira Gomes Rodrigues Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB
  • Marcello Moreira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB

Mots-clés :

Cruz de Mário Cravo, Porto Seguro, Descobrimento do Brasil, Coroa Vermelha.

Résumé

Propõe-se o estudo de monumento em Porto Seguro, Bahia, que comemora os quinhentos anos do Descobrimento do Brasil pelos portugueses. Leva-se a termo, quando da análise do monumento, a interpretação de dois momentos históricos que são articulados por sua ereção e inauguração oficial: aquele em que se oficiou a Primeira Missa no Brasil e o da inauguração do monumento que a comemora, tornado o primeiro evento novamente presente por um ato de memoração. Objetivo: abordar esses dois momentos históricos e também a ótica de autores como Sérgio Buarque de Holanda, Henri Lefebvre e Mircea Eliade acerca dos mitos e demais temas que têm correlação com o objeto. Justificativa: tratar da análise do monumento erigido em Coroa Vermelha, a cruz feita pelo artista Mário Cravo, no atual município de Santa Cruz Cabrália/BA, onde, pensa-se, foi celebrada a Primeira Missa no Brasil, em 1500, descrita na carta de Pero Vaz de Caminha, tendo como pano de fundo a memória indígena, poética e retoricamente agenciada pelo colonizador europeu ao longos dos séculos. Resultados prévios da comunicação oral: o questionamento acerca de quais valores o monumento reatualiza e ressignifica, durante e após a festa do quinto centenário do Descobrimento do Brasil, no ano 2000, comemorada nos municípios de Cabrália e Porto Seguro.

Références

CESAREIA, Eusébio de. Vida de Constantino. Gredos, Espanha, 1994.

DAEHNHARDT, Rainer. A Missão Templária nos Descobrimentos. Lisboa: Nova Acrópole, 1993.

ELIADE, Mircea. Mito e Realidade. São Paulo: Editora Perspectiva, 1972.

GÂNDAVO, Pero de Magalhães, séc. XVI. Tratado da Terra do Brasil ; Hisória da Província Santa Cruz. Belo Horizonte: Ed. Itatiaia; São Paulo: Ed. da Universidade de São Paulo, 1980.

HOLANDA, Sérgio Buarque de, 1902-1982. Visão do Paraíso: os motivos edênicos no descobrimento e colonização do Brasil. São Paulo: Brasiliense; Publifolha, 2000.

LEFEBVRE, Henri. A produção do Espaço. Trad. Doralice Barros Pereira e Sérgio Martins. Paris: Éditions Anthropos, 2000.

SODRÉ, Nelson Werneck. A Formação Histórica do Brasil. São Paulo: Editora Brasiliense, 1963.

VAINFAS, Ronaldo. Trópico dos Pecados: moral, sexualidade e inquisição no Brasil colonial. Rio de Janeiro: Campus, 1989.

VARNHAGEN, Francisco Adolpho de, Visconde de Porto Seguro, 1816 – 1878. Varnhagen: História. Organizador Nilo Odália. São Paulo: Ática, 1979.

Publiée

2021-11-13