CHEIAS DE GRAÇA: AS POÉTICAS MAMBEMBES DE GUIMARÃES ROSA E OSMAN LINS
Sobre Nove, novena
Mots-clés :
Osman LinsRésumé
Osman Lins
Références
BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. São Paulo: Hucitec, 1987.
BERGER, John. Sobre o olhar. Barcelona: Gustavo Gili, 1980.
CAEIRO, Alberto. O guardador de rebanhos, in: PESSOA, Fernando. Obra poética. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2005.
CURI, Simone. Ensaio insignificante do riso, in: DUARTE, Lélia Parreira (Org.). Veredas de Rosa II. Belo Horizonte: PUC Minas, 2003.
DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Félix. Kafka - Por uma literatura menor. Lisboa: Assírio e Alvim, 2003.
FERREIRA, Ermelinda. Decapitados: homem e estilo no romance inacabado de Osman Lins, in: FERREIRA, Ermelinda (Org.). Vitral ao sol: ensaios sobre a obra de Osman Lins. Recife: Edufpe, 2004.
GRIMM, Wilhelm. Os músicos de Bremen. São Paulo: Ática, 2012.
LADEIRA, Julieta de Godoy (Org.). Lições de casa - exercícios de imaginação. São Paulo: Livraria Cultura Editora,1979.
LINS, Osman. Os gestos. São Paulo: Melhoramentos, 1975.
_____. Nove, novena. Narrativas. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
_____. A rainha dos cárceres da Grécia. São Paulo: Melhoramentos, 1976.
_____. Avalovara. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.
_____. Lisbela e o prisioneiro. São Paulo: Planeta, 2003.
LISBOA, Adriana. O circo do miudinho: Guimarães Rosa e a poética do pequeno, in: DUARTE, Lélia Parreira (Org.). Veredas de Rosa II. Belo Horizonte: PUC Minas, 2003.
ORWELL, George. A revolução dos bichos. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
RAMOS, Jacqueline. Risada e meia. Comicidade em Tutaméia. São Paulo: Annablume, 2009.
ROSA, João Guimarães. Tutaméia. Terceiras estórias. Rio de Janeiro: José Olympio, 1967.
_____. Ave, palavra. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.
_____. Manuelzão e Miguilim. (Corpo de Baile). Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.
_____. Primeiras estórias. Rio de Janeiro: José Olympio, 1981.
_____. Grande sertão: veredas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.
