Poética do ver: a escrita de Maria Rezende
Parole chiave:
Maria Rezende, Literatura Contemporânea, Intersemiose.Abstract
O presente trabalho tem a intenção de analisar a poética da escritora carioca Maria Rezende, com especial atenção ao seu último livro, Carne do umbigo (2014). Centraremos nossa atenção no caráter intersemiótico da sua obra, qee tem se metamorfoseado incessantemente em videopoemas espalhados pela internet, inclusive em canal do Youtube da própria autora. Deparamo-nos com o grande desafo de escrever sobre a literatura feminina contemporânea com olhar crítico e acadêmico qe pode implicar num revisionismo do cânone literário. Para cumprirmos esse feito, utilizaremos basicamente os escritos de Auguso de Campos, Laís Vaz e Luciano Lima. Com esse breve ensaio sobre a poética de Maria Rezende, esperamos expor seu trabalho, bem como contribuir para a crítica especializada da escrita feminina.
Riferimenti bibliografici
CAMPOS, Augusto. Teoria da Poesia Concreta: textos críticos e
manifesos 1950 – 1960. São Paulo: Ateliê Editorial, 2006.
JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2009.
LICHT, Erika Fischer. The Acor’s Appearance as a Sign. In: The
Semiotics of Theater. Indiana University Press, 1992.
LIMA, Luciano. O Videopoema como Performance: Movimento e Corporeidade
Virtual da Palavra. In: Tabuleiro de Letras. UNEB, vol. 1, 2012.
SANTAELLA, Lúcia. Culturas e Artes do Pós-Humano: da
Cultura das Mídias à Cibercultura. São Paulo: Paulus, 2009.
SISCAR, Marcos. Poesia e Crise. Campinas: Unicamp, 2010.
REZENDE, Maria. Carne do Umbigo. Rio de
Janeiro: Impressão Independente, 2014.
VAZ, Laís Naufel Fayer. Os Sentidos do Amor na Poesia de Maria
Rezende. Rio de Janeiro. In: Revisa Garrafa, no 48, 2017.