Perspectivas textuais na narrativa audiovisual: análise de The Affair, de Sarah Treem e Hagai Levi

Autori

  • Larissa Brito dos Santos Universidade Federal da Paraíba, UFPB

Parole chiave:

Literatura, Experiência Estética, Audiovisual, Antropologia Literária, Perspectivas Textuais

Abstract

O presente trabalho consiste em uma análise da narrativa audiovisual seriada The Affair, a partir da teoria da Antropologia Literária elaborada pelo teórico alemão Wolfgang Iser, que propõe que a ficcionalização é uma necessidade humana. Utilizamos o conceito de perspectivas textuais para compreender como as categorias de narrador, personagem, enredo e ficção do leitor se estabelecem em uma narrativa audiovisual, a saber, a série estadunidense The Affair. Compreendendo o caráter ficcional do cinema e demais narrativas audiovisuais, percebemos relações entre as categorias supracitadas, já clássicas nas teorias literárias, nas teorias específicas do cinema e da televisão, estreitando os processos analíticos que permeiam ambos os suportes. Portanto, a série parece se tratar de um caminho intercambiável à literatura para suprir a necessidade de ficcionalizar, viso que o ato da leitura e os procedimentos a ele subjacentes parecem ser deveras similares e a experiência estética, capaz de emancipar o indivíduo, é possível de se concretizar além do espectro estritamente literário. Concluímos a partir dessa análise que a literatura e o audiovisual são capazes de proporcionar uma experiência estética de qualidade que resulte na emancipação do leitor, possibilitando a compreensão de textos cada vez mais complexos a partir de um desenvolvimento cognitivo e emocional que ressignifica a forma com que o sujeito está inserido no mundo.

Riferimenti bibliografici

ANDRADE, F. C. B.; SANTOS, C. S. G. Da ficcionalização em Animação de Curta-Metragem para o ensino da leitura literária na educação infantil: a criação de um Roteiro Didático Metaprocedimental. PROLICEN/UFPB, 2015.

BAUMAN, Z. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001.

BRITO, J. B. Imagens amadas: ensaios de crítica e teoria do cinema. São Paulo: Ateliê Editorial, 1995.

CANDIDO, A. A personagem do romance. In: CANDIDO, A.; GOMES, P. E. S.; PRADO, D. A.; ROSENFELD, A. A personagem de ficção. São Paulo: Perspectiva, 2009.

GANCHO, C. V. Como analisar narrativas. São Paulo: Ática, 2002.

GOMES, P. E. S. A personagem cinematográfica. In: CANDIDO, A.; GOMES, P. E. S.; PRADO, D. A.; ROSENFELD, A. A personagem de ficção. São Paulo: Perspectiva, 2009.

ISER, Wolfgang. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. São Paulo, Editora 34, 1999. v. 2.

ROSENFELD, A. Literatura e personagem. In: CANDIDO, A.; GOMES, P. E. S.; PRADO, D. A.; ROSENFELD, A. A personagem de ficção. São Paulo: Perspectiva, 2009.

SANTOS, C. S. G. Teoria do efeito estético e teoria histórico-cultural: o leitor como interface. Recife: Bagaço, 2009.

SANTOS, L. B. Caminhos intercambiáveis entre literatura e cinema: as perspectivas textuais em The Affair. Trabalho de Conclusão de Curso (UFPB), 2018.

SHOWTIME. The Affair. Disponível em: http://www.sho.com/the-afair. Acesso em 06 mai 2018.

VANOYE, F. Ensaio sobre a análise fílmica. Campinas: Papirus, 2012.

Pubblicato

2021-11-13