Uma basílica de memórias: o texto escrito como possível componente da Mnemosyne Warburguiana
Palabras clave:
Aby Warburg, Atlas Mnemosyne, Imagem, Didi-Huberman.Resumen
As brechas do tempo guardam nomes assombrosos, cujas contribuições são sussurros na cultura moderna e contemporânea, inscrições nos anais dos tempos. Essas são, certamente, características que traduzem a presença de Aby Warburg e de sua obra para os estudos da história da arte. Um filósofo cujas contribuições criam uma fantasmagoria da arte em eterna sobrevivência. Nese ensaio, comentamos brevemente sobre a figura de Warburg e de sua obra principal, O Atlas Mnemosyne, como ponto de partida para sugerir uma nova possibilidade de leitura: a utilização do texto escrito como componente do Atlas Warburguiano. Utilizamos o pensamento de Didi-Huberman em defesa do texto escrito como produto do tempo e como imagem. Assim, a proposta desse ensaio é a de realizar uma provocação a partir da obra de Aby Warburg.
Citas
ANDRADE, Fabio. Aby Warburg, Arte e Sobrevivência. In: Revisa Continente, n. 207, março, 2018, p. 54-57.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Editora Brasiliense, 1985.
CALASSO, Roberto. Literatura e os deuses. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
DIDI-HUBERMAN, G. A imagem sobrevivente: Histórias da Arte e Tempo dos Fantasmas segundo Aby Warburg. Rio de Janeiro: Editora Contraponto, 2013.
_____. Quando as imagens tocam o real. In: Pós. Revisa Do Programa de Pós-Graduação Em Artes da EBA/
UFMG, 2(4), 206-219. Disponível em: https://www.eba.ufmg.br/revisapos/index.php/pos/article/view/60
ELIADE, Mircea. Mito e realidade. São Paulo: Editora Perspectiva, 2016.
HESÍODO. Teogonia: origem dos deuses. São Paulo: Iluminuras, 2015.
WARBURG, Aby. Histórias de fantasmas para gente grande. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
WAIZBORT, Leopoldo. Apresentação. In: WARBURG, Aby. Histórias de fantasmas para gente grande. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
WIND. Edgard. Sobre uma recente biografa de Warburg. In: WARBURG, Aby. A presença do antigo – escritos inéditos. Campinas: Editora da Unicamp, 2018.