O videogame e as metáforas da leitura: o viajante, o detetive e o arqueólogo
Parole chiave:
Leitura, Metáfora, Videogame, Tempo e espaçoAbstract
A leitura é enriquecida na metáfora de que o mundo é um livro a ser lido, percorrido no espaço e no tempo na busca por compreensão, como podemos ler em Paul Ricoeur (1997), Antoine Compagnon (2001) e Alberto Manguel (2017). A leitura do mundo desdobra-se em outras metáforas, como a do viajante, do detetive e do arqueólogo. A dimensão espacial dessas metáforas é especialmente pertinente ao estudo dos videogames que se baseiam em mover-se por mundos virtuais construídos em variadas formas narrativas e seus sentidos de tempo e espaço. Veremos isso em nossa viagem por aspectos de jogos como a progressão e a emergência, os mundos abertos e os simuladores de caminhada.Downloads
Pubblicato
2022-10-07
Fascicolo
Sezione
Artigos