As hq’s na alfabetização

Auteurs-es

  • Márcia Antônia Dias Catunda Universidade Estadual do Ceará, UECE

Mots-clés :

Quadrinhos, Alfabetização, Letramento, Imagens.

Résumé

O presente trabalho tenciona discutir as estratégias que as crianças em processo de alfabetização utilizam para compreender as Histórias em Quadrinhos. Com isso, também busca analisar métodos e técnicas didáticas para auxiliar professores e pedagogos na alfabetização infantil. Esse trabalho mostra como e por que fazer uso dessas ferramentas em sala de aula e os efeitos de se trabalhar com quadrinhos ou outros gêneros que contenham imagens. Os principais assuntos abordados são estratégias de leitura, quadrinhos, imagens, alfabetização e letramento, com estudo de caso feito com uma criança em fase de alfabetização.

Références

CARVALHO, Ana Maria Pessoa de; GIL-PÉREZ, Daniel. Formação de professores de ciências: tendências e inovações / Revisão técnica de Ana Maria Pessoa de Carvalho. São Paulo: Cortez, 2011.

CARVALHO, Ana Maria Pessoa de; VANNUCCHI, Andrea Infantosi; BARROS, Marcelo Alves. Ciências no ensino fundamental: o conhecimento físico. São Paulo: Scipione, 1998.

GIRARDELLO, Gilka (Org.). Baús e chaves da narração de histórias. Florianópolis: SESC/SC, 2006.

RAMOS, Paulo. Tiras cômicas e piadas: duas leituras, um efeito de humor. Tese Doutorado em Letras. Área de concentração: Filologia e Língua Portuguesa. Faculdade de Filosofa e Língua Portuguesa, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.

_____. Histórias em quadrinhos: gênero ou hipergênero? In: Estudos Linguísticos. São Paulo, p. 355-367, set-dez 2009.

_____. História em quadrinhos: um novo objetivo de estudos. São Paulo, 2006.

SOUZA, Linete Oliveira de; BERNARDINO, Andreza Dalla. A contação de histórias como estratégia pedagógica na educação infantil e ensino fundamental. In: Revisa Educere et Educare. Vol. 6, jul. dez. 2011

VERGUEIRO, Waldomiro; RAMOS, Paulo. Quadrinhos na educação: da rejeição à prática. São Paulo: Contexto, 2009.

VERGUEIRO, Waldomiro. Uso das histórias em quadrinhos em sala de aula: uma alfabetização necessária. In: RAMA, Ângela; VERGUEIRO, Waldomiro (Orgs.). Como usar as histórias em quadrinhos em sala de aula. São Paulo: Contexto, 2004.

Publié-e

2021-11-13