Miyuki Chan in Wonderland: intertextualidade e metalinguagem

Auteurs-es

  • Mariana Petrovana Ferreira da Silva Universidade Federal de Alagoas, UFAL
  • Gabriela Gomes Melo Universidade Federal de Alagoas, UFAL
  • Amaro Xavier Braga Junior Universidade Federal de Alagoas, UFAL

Mots-clés :

Metalinguagem, Intertextualidade, Paródia, Mangá.

Résumé

Miyuki chan in Wonderland, do grupo CLAMP, publicado no Brasil como Miyuki chan no País das Maravilhas pela editora JBC, é um quadrinho japonês de volume único, uma adaptação paródica da obra Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll. Nele, é possível distinguir as personagens originais do livro através de seus nomes no universo parodiado, mesmo que as situações sejam completamente distantes das originais. No entanto, à medida que os capítulos avançam e saem das analogias diretas ao “país das maravilhas” e “do espelho”, mantém-se a premissa de viajar “para outro mundo” como conceito central. A protagonista Miyuki viaja entre mundos que são lugares comuns à cultura japonesa. Deste ponto, é possível notar como os autores se utilizam dos elementos de metalinguagem como forma de experimentação para dar impulso ao roteiro e ao elemento cômico. Este artigo versa sobre relações intertextuais entre a obra original de Carroll e a obra criada pela CLAMP, levantando características em comum e elementos que são puramente da ótica das autoras japonesas.

Références

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Publié-e

2021-11-13