CICLO DE FÓSFORO NAS BACIAS HIDROGRÁFICAS DE PERNAMBUCO: Situação atual e cenários futuros
DOI:
https://doi.org/10.29150/jhrs.v1.1.p1-38Abstract
O fósforo (P) as suas principais fontes estão nos solos das bacias hidrográficas, fertilizantes, além de efluentes domésticos ou industriais. O aumento deste nutriente em ambientes lênticos, pode provocar o crescimento excessivo de algas e plantas aquáticas (CETESB, 2016; ANA, 2021). Esse crescimento acarreta problemas relacionados aos recursos hídricos, com destaque em especial a qualidade de água. Algunas divulgações em noticiários mostram que Pernambuco, dentre os dez rios mais poluído do Brasil tem-se dois nessa lista que são o rio Capibaribe e rio Ipojuca, estando o último no terceiro lugar dos mais poluídos do Brasil, https://socientifica.com.br/os-10-rios-mais-poluidos-do-brasil/ Porém, a situação é bem mais preocupante do que se apresenta nesses noticiários de acordo com os resultados apresentados neste estudo. Existem algumas outras bacias do estado de Pernambuco que a quantidade de fosforo médio anual é bem significante e a quantidade de fósforo fertilizante muito alta. Precisa-se muito atenção nas mudanças climáticas, pois os impactos positivos e negativos são diferentes nas bacias de Pernambuco quando comparado com a realidade atual.
Riferimenti bibliografici
Galvíncio, J., & Luz, G. (2021). Desenvolvimento de Modelo que Estima o Impacto do CO2 Atmosférico nas Precipitações do Estado de Pernambuco, utilizando ARIMA. Revista Brasileira de Geografia Física, 14(4), 1840-1851. doi:https://doi.org/10.26848/rbgf.v14.4.p1840-1851
Silveira, N. T. Impactos das mudanças climáticas na qualidade da água da bacia hidrográfica do Terra Nova, Pernambuco. Dissertação de mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente-UFPE. 90p, 2022.