Intolerância e discriminação
Palavras-chave:
tolerância, democracia, reconhecimento, multiculturalismoResumo
Este artigo traça as origens da tolerância enquanto política pragmática da monarquia absolutista através de sua transformação em uma ferramenta indispensável para o estabelecimento do pluralismo religioso na democracia. O autor faz a distinção entre a mera tolerância aos deslocados, considerados como inferiores, e a tolerância baseada no reconhecimento mútuo e na mútua aceitação de visões de mundo divergentes. Este último tipo de tolerância permite que as religiões e a democracia coexistam em um ambiente plural e abre o caminho para a reconciliação entre multiculturalismo e igualdade.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Perspectiva Filosófica orienta seus procedimentos de gestão de artigos conforme as diretrizes básicas formuladas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). http://www.cnpq.br/web/guest/diretrizesAutores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista (Consultar http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html).

Esta revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.