A veritá effetuale como fundamento do realismo político de Maquiavel

Evandro Barbosa, Thaís Cristina Alves Costa

Resumo


O presente texto tem como objetivo explorar o surgimento e as especificidades do realismo político de Maquiavel. Para tanto, o conceito de verdade efetiva das coisas (veritá effetuale) será fundamental para compreendermos porque Maquiavel se interessa pela realidade como ela é e não como uma projeção idealizada. Para isso, demonstraremos que a preocupação maquiaveliana de analisar a política sob o viés de uma filosofia da história e natureza humana permite a expressiva aplicação de sua teoria para explicar como o governo do príncipe é baseado no ser e não no dever ser. 


Palavras-chave


Veritá effetuale; Política; Ética; História

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais

Esta é uma revista de acesso aberto. Isto significa que todo o conteúdo está disponível de maneira livre e gratuita para o usuário (a) ou para sua instituição. Aos usuários (as) é permitido ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, fazer buscas e usar o link para os textos completos de artigos ou usá-lo para qualquer outra finalidade legal, sem ter que pedir permissão para editores ou autores. 

Licença Creative Commons
Esta revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Perspectiva Filosófica está indexada atualmente pelo DIADORIM, pelo Sumário.org, pelo Google Scholar, pela REDIB e pelo LATINDEX.