Alegoria da caverna, o desejo e a verdade
DOI:
https://doi.org/10.51359/2357-9986.2017.241172Palavras-chave:
alegoria da caverna, desejo, verdade, educaçãoResumo
O presente trabalho é uma discussão sobre a natureza do desejo filosófico tal como proposta por Platão na República mais especificamente na alegoria da caverna . Através de comentário ao trecho, tratamos de discutir como se pode inferir de tal passagem uma metafísica do desejo que orienta para a síntese do desejo filosófico.
Referências
FIERRO, M. A. Plato’s theory of desire in the Symposium and theRepublic. Thesis submitted for the degree of Doctor of Philosophy at theUniversity of Durham. Department of Classics & Ancient History, 2003.
GORDON, Jill. O mundo erótico de Platão: das origens cósmicas à mortehumana. Trad. de Cecília Camargo Bartalotti. São Paulo: Edições Loyola, 2015.
MORAIS, E.E.E. A natureza do filósofo. Kriterion, Belo Horizonte, n. 122, p.473-488, 2010.
PAGNI, Pedro Angelo. A filosofia da educação platônica: o desejo desabedoria e a paideia Justa. Disponível em:https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/126/3/01d07t01.pdf.Acesso em: 01/12/2017.
PLATÃO. A República. Trad. de Anna Lia Amaral de Almeida Prado. SãoPaulo, Martins Fontes, 2006.
PLATÃO. Fedro. Trad. deCarlos Alberto Nunes. Edição Bilíngüe. Belém doPará: EDUFPA, 2010.
REALE, Giovani ; ANTISERI, Dário. História da filosofia: Antiguidade eIdade Média. São Paulo: Paulus, 1990.
SPINELLI, Miguel. Plato and some myths attributed to him.Trans/Form/Ação. São Paulo, v.30, n. 1, p.191-204, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Perspectiva Filosófica orienta seus procedimentos de gestão de artigos conforme as diretrizes básicas formuladas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). http://www.cnpq.br/web/guest/diretrizesAutores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista (Consultar http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html).

Esta revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.