A pós-modernidade e a morte das metanarrativas: um discurso de legitimação do capitalismo
DOI:
https://doi.org/10.51359/2357-9986.2017.241176Palavras-chave:
capitalismo, pós-modernidade, metanarrativasResumo
Considerando a importância da luta de ideias para a afirmação de um projeto político alternativo ao sistema capitalista mundial e a hegemonia adquirida hoje no ambiente acadêmico bem como na mídia em geral, pelos pensadores da chamada pós-modernidade, o presente artigo visa analisar os pressupostos teóricos das ideias pós-modernas que apontam para um cancelamento das alternativas políticas , na medida em que sepultam as metanarrativas da modernidade. Sem o caminho de uma transformação social radical à vista, os pós-modernos voltam-se para os diversos aspectos da vida social, em especial aqueles que objetivavam maior racionalização, tendo em vista o controle dos indivíduos. Abandonam a pretensão de totalidade que orientava o pensamento moderno, ou seja, suas metanarrativas e desenvolvem uma visão fragmentada da vida cotidiana e dos indivíduos também fragmentados que resulta na prática num discurso de desmobilização das lutas coletivas e de legitimação do capitalismo.
Referências
AMAZONAS, João. Os desafios do socialismo no século XXI. São Paulo: Ed. AnitaGaribaldi, 1999.
ANDERSON, Perry. As origens da pós-modernidade. Trad. de Marcus Penchel. Riode Janeiro: Jorge Zahar. Ed,1999.
EAGLETON, Terry. As ilusões do pós-modernismo. Trad. de Elisabeth Barbosa.Rio de Janeiro: Jorge Zahar ed., 1998.
HARVEY, David. Condição pós-moderna. 12. ed. Trad. de Adail Ubirajara Sobrale Maria Stela Gonçalves. São Paulo: Loyola, 2003.
WOOD, Ellen Meiksins; FOSTER, John Bellamy (orgs.). Em defesa da história:marxismo e pós-modernismo. Trad. de Ruy Jungmann. Rio de Janeiro: JorgeZahar, 1999.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Perspectiva Filosófica orienta seus procedimentos de gestão de artigos conforme as diretrizes básicas formuladas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). http://www.cnpq.br/web/guest/diretrizesAutores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista (Consultar http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html).

Esta revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.