O valor da verdade segundo as confissões de Agostinho de Hipona
DOI:
https://doi.org/10.51359/2357-9986.2017.241178Palavras-chave:
Agostinho, confissões, verdadeResumo
Mais do que um conceito, a verdade é para Agostinho aquilo que, por assim dizer, fundamenta sua própria subjetividade. Por meio de sua descoberta vemos uma grande transformação na vida do Bispo de Hipona: desde sua conversão ao cristianismo, bem como, o começo da sua atividade filosófica. Em vista disso, o presente trabalho procura mostrar e, ao mesmo tempo, analisar a busca de Agostinho por seu eu mais profundo que, em última medida, culminará com seu encontro com a verdade. Onde, a verdade vai se constituir como aquilo que ele encontrou depois de percorrer os caminhos mais diversos em sua vida pregressa. Para tanto, partimos das Confissões, obra na qual ele relata todo esse percurso, o que justifica nossa compreensão de que aqui essa questão é apresentada de forma mais consistente e amadurecida. Por outro lado, procuramos também, fazer uma ponte, vez ou outra, com as contribuições de alguns comentadores sobre a temática em questão.
Referências
AGOSTINHO, Santo. A doutrina cristã. Trad. de Nair de Assis Oliveira. SãoPaulo: Paulus, 2002. 284 p.
AGOSTINHO, Santo. A Trindade. Trad. e introd. de Augustino Belmonte. Rev. e notascompl. de Nair de Assis Oliveira. São Paulo: Paulus. 1994. 735p.
AGOSTINHO, Santo. Solilóquios; A vida feliz.3. ed. Trad., introd. e notas de Adaury Fiorotti,Nair de Assis Oliveira e Roque Frangiotti. Rev. de H. Dalbosco. São Paulo:Paulus, 2007. 163p.
AGOSTINHO, Santo.Confissões. 24. ed. Trad. de J. Oliveira Santos e A. Ambrósio de Pina.Petrópolis: Vozes, 2009. 376p.
BARDY, Gustave. Saint Augustin: l’homme et l’oeuvre. 4. ed. Paris: Desclée deBrouwer, 1940. 528 p.
BROWN, Peter. Santo Agostinho:uma biografia. Trad. de Vera Ribeiro. Rio deJaneiro: Record, 2005. 669 p.
BURGER, J-D. Saint Augustin. Neuchatel: Éditions de la Baconnière, 1948. 240p.
CAPANAGA, Victorino. Agustin de Hipona: maestro de la conversión cristiana.Madrid: La Editorial Catolica/BAC, 1974. 475 p.
CAPANAGA, Victorino. San Agustín (semblanza biografiaca). Madrid: Ediciones Studium,1954. 210 p.
EVANS, Gillian R. Agostinho sobre o mal. Trad. de João Rezende. São Paulo:Paulus, 1995. 270 p.
JOLIVET, Regis. San Agustín y el neoplationismocristiano. Trad. de G. Blanco ; 0.Iozzia ; M. Guirao ; J. Otero ; E. Pironio y J. Ogar. Buenos Aires: EdicionesC.E.P.A, 1932. 219 p.
MARROU, Henri-Irénée. Saint Augustin etlafin de lacultureantique. Paris: E.deBoccard, Éditeur, 1938. 620 p.
PAPINI, Giovanni. Santo Agostinho. Trad. de M.G. da Costa. Braga: LivrariaCruz, 1949. 275 p.
SCIACCA, Michele Federico. San. Agustín. Trad. de Ulpiano Álvarez Díez.Barcelona: Luis Miracle, Editor, 1955. Tomo 1, 495 p.
SOUZA, Josemar Jeremias Bandeira de. Vida feliz na filosofia de Santo Agostinho.Josemar Jeremias Bandeira de Souza. João Pessoa: UFPB, 2006, p.12.Dissertação (Mestrado em Filosofia).
TESTARD, Maurice. Saint Augustin et cicéron I: Cicéron dans la formation etdans l’oeuvre de Saint Augustin. Paris: Études Augustiniennes, 1958a. 392 p.
TESTARD, Maurice. Saint Augustin et Cicéron II: répertoire des textes. Paris: ÉtudesAugustiniennes, 1958a. 142 p.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Perspectiva Filosófica orienta seus procedimentos de gestão de artigos conforme as diretrizes básicas formuladas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). http://www.cnpq.br/web/guest/diretrizesAutores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista (Consultar http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html).

Esta revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.