A Construção do Mundo: o papel da arte no 'inter homines esse'

Guilherme Mautone

Resumo


O artigo procura explorar o papel da arte na construção da noção de mundo. Ela aparece no pensamento de Hannah Arendt sob a égide de uma herança conceitual que remonta a Heidegger e Husserl e abarca a pletora de coisas eminentemente humanas, em contraste com aquelas que são naturalmente dadas. Por outro lado, exploramos a filosofia tardia de Wittgenstein através da noção de forma de vida que, em nossa visão, consiste em um operador estrutural para a compreensão da linguagem, da arte e da cultura. Nossa conjectura é de que os empreendimentos de Arendt e de Wittgenstein resguardam certos pontos de convergência.

Palavras-chave: Arte. Mundo. Formas de Vida. Arendt. Wittgenstein.


Palavras-chave


Filosofia da Arte; Formas de Vida; Linguagem; Arendt; Wittgenstein

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Revista Perspectiva Filosófica - ISSN: 2357-9986

Esta é uma revista de acesso aberto. Isto significa que todo o conteúdo está disponível de maneira livre e gratuita para o usuário (a) ou para sua instituição. Aos usuários (as) é permitido ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, fazer buscas e usar o link para os textos completos de artigos ou usá-lo para qualquer outra finalidade legal, sem ter que pedir permissão para editores ou autores. 

Licença Creative Commons
Esta revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Perspectiva Filosófica está indexada atualmente pelo DIADORIM, pelo Sumário.org, pelo Google Scholar, pela REDIB e pelo LATINDEX.