O elemento de intenção nas Observações Filosóficas de Wittgenstein: fundamentos teóricos

Marcio Rodrigo Mello

Resumo


O propósito deste trabalho é analisar o conceito de intencionalidade de Wittgenstein desenvolvido no texto das Observações filosóficas, esclarecer o contexto imediato do seu surgimento e localizar suas relações com a filosofia do Tractatus Logico-Philosophicus. Tal conceito aparece de modo explícito pela primeira vez no contexto do debate do autor com Russell, no qual Wittgenstein critica a visão deste autor presente na obra The Analysis of Mind, ao dizer que a concepção da relação entre pensamento e fato, segundo Russell, depende de uma relação externa, enquanto a sua própria concepção figurativa depende apenas de uma relação interna. As raízes dessa afirmação se encontram no Tractatus, no qual ele apresenta a sua concepção de “relações internas”. É o objetivo deste trabalho analisar a necessidade deste “elemento de intenção” e seus fundamentos no Tractatus, para o contexto do debate com Russell e o desenvolvimento do pensamento de Wittgenstein no período intermediário de sua filosofia.


Palavras-chave


Filosofia da Linguagem; Filosofia da Mente; Intencionalidade; Verificacionismo; Wittgenstein Intermediário;

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.51359/2357-9986.2021.246531

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Marcio Rodrigo Mello

Esta é uma revista de acesso aberto. Isto significa que todo o conteúdo está disponível de maneira livre e gratuita para o usuário (a) ou para sua instituição. Aos usuários (as) é permitido ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, fazer buscas e usar o link para os textos completos de artigos ou usá-lo para qualquer outra finalidade legal, sem ter que pedir permissão para editores ou autores. 

Licença Creative Commons
Esta revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Perspectiva Filosófica está indexada atualmente pelo DIADORIM, pelo Sumário.org, pelo Google Scholar, pela REDIB e pelo LATINDEX.