O Papel dos Exempla na Construção da Firmeza de Alma em Sêneca

Aryane Raysa Araujo dos Santos, André Henrique M. V. de Oliveira

Resumo


O presente artigo propõe proceder com algumas reflexões sobre o papel dos exempla na construção da firmeza de alma. Ao situar sua postura filosófica, Sêneca sempre se interessou pela teoria que se propusesse a promover o aperfeiçoamento moral. Assim, o recurso dos exempla foi bastante disseminado em Roma, seja como enfeite retórico ou guia moral, como é no caso de Sêneca. A construção da firmeza de alma é um processo lento e árduo, daí a necessidade devotar-nos a essas figuras exemplares, que souberam lidar com as adversidades advindas do destino, e cuja presença e memória são igualmente importantes. Rutílio, Catão (o novo), Múcio, Sócrates são exemplos, segundo Sêneca, que devemos manter diante dos olhos. Trata-se de homens de coragem, que contribuíram de modo a ultrapassar os seus contextos históricos, sendo suas vidas lições para toda a humanidade. O recurso dos exempla é tão importante na filosofia de Sêneca que devemos nos esforçar para também nos tornarmos grandes exemplos, a partir das inspirações ensejadas por essas figuras emblemáticas.


Palavras-chave


Firmeza de alma. Exemplo. Estoicismo. Destino.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Aryane Raysa Araujo dos Santos, André Henrique M. V. de Oliveira

Esta é uma revista de acesso aberto. Isto significa que todo o conteúdo está disponível de maneira livre e gratuita para o usuário (a) ou para sua instituição. Aos usuários (as) é permitido ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, fazer buscas e usar o link para os textos completos de artigos ou usá-lo para qualquer outra finalidade legal, sem ter que pedir permissão para editores ou autores. 

Licença Creative Commons
Esta revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Perspectiva Filosófica está indexada atualmente pelo DIADORIM, pelo Sumário.org, pelo Google Scholar, pela REDIB e pelo LATINDEX.