Sobre a Imprevisibilidade e Circularidade do Ancestral de Frege

João Vitor Schmidt

Resumo


Entre as principais contribuições de Frege à filosofia da matemática encontra-se a sua famosa definição de Ancestral de uma Relação. Apresentada primeiro na Be-griffsschrift de 1879, tal definição possui um papel crucial no logicismo fregeano ao estabelecer as condições para transformar a relação predecessora em uma série line-armente ordenada. Uma das objeções à definição de Frege provém de sua impredi-catividade e da circularidade resultante. Tal objeção foi primeiramente apresentada por Benno Kerry em 1887, e mais recentemente por Ignacio Angelelli em 2012. Neste artigo, argumento, a partir da perspectiva fregeana, que o Ancestral não é cir-cular, não obstante sua inevitável impredicatividade.


Palavras-chave


Gottlob Frege. Relação Ancestral. Impredicatividade. Logicismo.

Texto completo:

PDF (English)

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 João Vitor Schmidt

Esta é uma revista de acesso aberto. Isto significa que todo o conteúdo está disponível de maneira livre e gratuita para o usuário (a) ou para sua instituição. Aos usuários (as) é permitido ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, fazer buscas e usar o link para os textos completos de artigos ou usá-lo para qualquer outra finalidade legal, sem ter que pedir permissão para editores ou autores. 

Licença Creative Commons
Esta revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Perspectiva Filosófica está indexada atualmente pelo DIADORIM, pelo Sumário.org, pelo Google Scholar, pela REDIB e pelo LATINDEX.