Apresentação & Sumário - v.49, n.3 (2022) - Dossiê temático: A physis em uma filosofia da técnica pós-heideggeriana

Autores

  • Elzahrã M. R. Omar Osman Universidade de Brasília (UnB)
  • Maria Eugênia Zabotto Pulino Universidade de Brasília (UnB)
  • Gerson Brea Universidade de Brasília (UnB)
  • Hilan Bensusan Universidade de Brasília (UnB)

Palavras-chave:

filosofia, pós-heideggeriana

Resumo

O presente dossiê temático está dedicado a examinar a questão da técnica e da artificialização do mundo partindo do diagnóstico de Martin Heidegger e caminhando para além dele. Trata-se de um exercício premente, não apenas porque o alcance da técnica se exacerbou nos últimos decênios, mas também pelo entendimento de que a transformação do mundo em dispositivo ocorreu em consonância com a crítica do filósofo.

Biografia do Autor

Elzahrã M. R. Omar Osman, Universidade de Brasília (UnB)

Elzahrã M. R. O. Osman é graduada em Ciência Política e em Filosofia, ambas pela Universidade de Brasília (UnB), mestra em Bioética (UnB) e doutoranda em Filosofia (UnB). O mestrado em Bioética versou sobre o pensamento decolonial e os feminismos islâmicos contemporâneos, dissertação orientada pela antropóloga Rita Laura Segato. Atualmente realiza pesquisa doutoral em filosofia (2º-2018) na linha de Filosofia Política do Programa de Pós-Graduação em Filosofia pela Universidade de Brasília, sob orientação do professor Hilan Bensusan. A pesquisa procura estabelecer um diálogo entre a metafísica ocidental (ou seja, a filosofia) e seus outros, aqui recepcionados a partir dos aportes fornecidos pelos estudos sobre a colonialidade (pós-coloniais e decoloniais).  É pesquisadora das áreas de metafísica e epistemologia com interface em estudos sobre a colonialidade, e atua nos grupos de pesquisa "Anarchai: Metafísica e políticas contemporâneas" e "Epistemologias do Sul: Pensamento Social e Político em/desde/para América Latina, Caribe, África e Ásia", http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/0045105200. É também Pesquisadora-Tecnologista do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP-MEC).

Maria Eugênia Zabotto Pulino, Universidade de Brasília (UnB)

Maria Eugênia Zabotto Pulino é graduada e mestre em Filosofia pela Universidade de Brasília (UnB). Sua dissertação de mestrado, intitulada "Filosofia da ciência ou ontologia? A questão da ciência na Introdução à Filosofia de Martin Heidegger", discute a concepção de essência da ciência desenvolvida por Heidegger no contexto de sua crítica à Filosofia Moderna e de seu projeto de Ontologia Fundamental. É diplomata do Ministério das Relações Exteriores e serviu nas Embaixadas do Brasil na Coreia do Sul (2015-2018) e no Equador (2018-2021).

Gerson Brea, Universidade de Brasília (UnB)

Gerson Brea é professor no Departamento de Filosofia e membro do Programa de Pós-graduação em Metafísica da Universidade de Brasília. Atualmente, encontra-se em licença (sem remuneração) e atua como docente na Technische Universität München e na Technische Hochschule Ulm.

Hilan Bensusan, Universidade de Brasília (UnB)

Hilan Bensusan é professor de filosofia na Universidade de Brasília, pesquisou e publicou sobre a artificialização do mundo, sobre a realidade situada, sobre partidos cosmopolíticos, sobre o impacto cosmotécnico da metafísica ocidental e sobre a floresta. Edita a revista Das Questões.

Downloads

Publicado

2022-08-11