Reflexões sobre a sobrevivência a partir da poesia de Josely Vianna Baptista, dos desenhos de Francisco Faria

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51359/2357-9986.2023.258926

Palabras clave:

Josely Vianna Baptista, Francisco Faria, poesia, desenho, sobrevivência

Resumen

O presente artigo tem por objetivo fazer uma leitura do poema “onde o céu encontra a terra”, que faz parte do livro Roça barroca da poeta Josely Vianna Baptista (2011), com a série homônima de desenhos do artista visual Francisco Faria (2005). Com essa leitura pretende-se trazer à tona uma das questões que atravessam os estudos latino-americanos: a questão relacionada à “sobrevivência”, que é um dos pontos que atravessam tempos e espaços distintos e continuam a reverberar no presente. Nesse sentido, uma pergunta nos guia: de qual sobrevivência se fala no poema e nos desenhos hoje? Partindo das considerações de Nancy a cerca da poesia e de seu caráter abrangente, que contempla não somente a linguagem, mas “tudo o que há de elevado e de tocante” (NANCY, 2013, p. 419), esse artigo pretende dar destaque a esse tema que ainda nos é tão caro. A fundamentação teórica é pautada nos estudos de Walter Benjamin, Geroges Didi-Huberman e Jean-Luc Nancy.

Citas

CARDOSO, Mauricio Mendonça. Apresentação. NANCY, Jean-Luc. Fazer, a poesia. Alea. Rio de Janeiro. Vol. 15/2. p. 414-422. Jul-dez 2013.

BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito de história. Trad. J. M. Gagnebin e M. L. Müller. In: LOWY, Michael. Walter Benjamin: aviso de incêndio: uma leitura das teses “Sobre o conceito de história”. São Paulo: Boitempo, 2005.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Sobrevivência dos vaga-lumes. Tradução Vera Casa Nova, Márcia Arbex. Revisão Consuelo Salomé. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2011.

DIDI-HUBERMAN, Georges. A imagem sobrevivente: história da arte e tempo dos fantasmas segundo Aby Warburg. Tradução Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013.

GOMBRICH, E. H. A História da Arte. Tradução de Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: LTC, 1993.

PADON, Thomas. Vermeer, Rembrandt and the Golden age of Dutch art. Masterpieces from the Rijksmuseum.Vancouver/ Toronto/ Berkeley: Vancuver St Gallery; Dougls &MCintyre Publishers INC., 2009.

VIANNA BAPTISTA, Josely. Roça barroca. São Paulo: Cosac&Naify, 2011.

Publicado

2023-10-04

Número

Sección

Dossiê temático Poética dos Limites