Editorial - Livre-arbítrio e responsabilidade moral
Palavras-chave:
Editorial, Livre-arbítrio, Responsabilidade, MoralResumo
A edição deste número especial é especial para o nosso PPGFIL/UFPE. O trabalho de edição foi contemporâneo a um dos grandes desafios do ano para a filosofia em Recife. Fizemos pela primeira vez, uma seleção conjunta do mestrado (antigo) e do doutorado (novo) da Filosofia na UFPE. Foram quase 90 inscrições recebidas. Isto representa mais que o dobro de inscrições que esperávamos. No fim de três meses de processo seletivo, com sete professores envolvidos em duas bancas independentes, 27 pessoas foram selecionadas para começar suas pesquisas em março de 2025 no PPGFIL. Serão representados nestas pesquisas selecionadas, vários temas quentes sobre fenomenologia e cognição e filosofia prática contemporânea, nossas linhas de pesquisa atuais, depois da reforma curricular em 2022.
Este sucesso de procura, por um lado, demonstra a imensa demanda reprimida por um doutorado em Filosofia na região (Pernambuco, Paraíba e Alagoas) com quatro mestrados, mas até 2023, sem um doutorado. E, por outro lado, também mostra o desafio e responsabilidade de reagirmos adequadamente a esta imensa demanda. Em dois anos, o número de discentes do PPGFIL vai duplicar. E isto acontecerá, com discentes mais engajados, mais críticos e mais qualificados devido à presença de mais e mais doutorandos.
Desde janeiro de 2024, interessados, de Pernambuco e de estados vizinho, em cursar um doutorado em filosofia não precisam mais evadir a região ou procurar outro departamento para continuarem suas pesquisas em nível de doutorado. E, especialmente, não precisam tampouco desistir de sua formação em nível superior.
A revista Perspectiva Filosófica, neste cenário positivo, vem acompanhando e ajudando a sustentar, com excelência, este desafio do desenvolvimento da pesquisa acadêmica em Filosofia em Pernambuco.
Gostaríamos de agradecer à editora convidada Beatriz Sorrentino pelo excelente trabalho ao apresentar este número especial para a nossa comunidade.
Neste número, a discussão sobre liberdade e determinismo é investigada através de perspectivas filosóficas distintas, como através da metafísica, da filosofia da mente, da epistemologia, da filosofia política e da ética. Questões filosóficas centrais são adressadas neste número, como: Quais são as condições para se atribuir responsabilidade a um agente? Qual é a natureza da liberdade e a sua ligação com o determinismo? É possível compatibilizar fatalismo e liberdade? Um agente precisa conhecer o significado moral de suas ações para ser considerado responsável? Quais são as relações entre as assimetrias na atribuição de responsabilidade e a questão da justiça social?
É importante ainda destacar e agradecer o grande trabalho de Mateus Alves e Laura Melo nos bastidores da secretaria da revista.
Desejamos uma excelente leitura para nossos leitores e leitoras!
Referências
Marcos Silva (UFPE)
Editor-chefe da Revista Perspectiva
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Marcos Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. A Revista Perspectiva Filosófica orienta seus procedimentos de gestão de artigos conforme as diretrizes básicas formuladas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). http://www.cnpq.br/web/guest/diretrizes
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista (Consultar http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html).

Esta revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.