Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Política Hoje - ISSN: 0104-7094?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

A Revista Política Hoje aceita para publicação resenhas e artigos inéditos versando sobre temas contemporâneos da ciência política e das relações internacionais. Os autores que desejarem publicar textos originais nesta revista deverão submetê-los exclusivamente fazendo o LOGIN no portal da revista, com especial atenção às Normas de Formatação apresentadas nesta seção, e às Normas de Submissão e Declaração de Direito Autoral previstas nas seções seguintes, sob pena de não ter o texto analisado. O recebimento será informado pela equipe editorial em até 2 (dois) dias úteis. Os comentários feitos pelos pareceristas serão informados aos autores, juntamente com o parecer do avaliador, em até 90 (noventa) dias corridos do prazo limite para submissão de propostas, momento a partir do qual os autores terão 30 (trinta) dias para submeter a versão final do artigo com as alterações que julgar necessárias. A Revista Política Hoje se compromete a publicar o artigo até o último dia do ano do Volume. Findo esse prazo, os autores terão liberdade para desistir da publicação do artigo na revista.

Normas de Formatação:

1) No corpo da Proposta, não deverão constar quaisquer indicativos de autoria que permitam a identificação dos autores pelos pareceristas, tais como nome, instituição de afiliação, e-mail para contato e referências em primeira pessoa a obras já publicadas pelos autores. Certifique-se de retirar quaisquer informações que possam identificar a autoria, na seção "Propriedades" do documento;

2) Os textos deverão ser editados em formato .doc (Word 2003 ou mais recente), com fonte Times New Roman 12, espaçamento entre linhas simples.

4) O título deverá vir em caixa alta e baixa, negrito, espaçamento entre linhas simples, Times New Roman 15, alinhado à esquerda. Caso haja subtítulos, estes devem vir em caixa baixa.

5) Os artigos e resenhas deverão ser editados em página tamanho A4 com margens de 2,5 cm (superior e direita) e 2 cm (inferior e esquerda). Os artigos deverão ter entre 15 (quinze) e 40 (quarenta) páginas; as resenhas, entre 02 (duas) e 06 (seis) páginas;

6) As resenhas deverão indicar as obras analisadas, com referências bibliográficas completas;

7) Os artigos deverão ter resumo e abstract com o nome “RESUMO” e “ABSTRACT” em negrito, iniciando duas linhas abaixo do título; o corpo do texto do resumo e abstract deve vir sem negrito e em itálico. Após o resumo e abstract, devem ser indicadas até 05 (cinco) palavras-chave, seguindo a mesma formatação do corpo do texto;

8) Todos os endereços de Internet citados nos textos devem estar com hyperlinks ativados;

9) As referências bibliográficas devem ser organizadas da seguinte forma:

a. A seção correspondente deve ser intitulada da seguinte forma: Referências Bibliográficas, sem numeração, em negrito, caixa alta e baixa, conforme exemplificado;

b. LIVRO: Sobrenome do autor (letras maiúsculas), VÍRGULA, nome do autor, PONTO, ano da publicação (entre parênteses), VÍRGULA, título (em itálico), DOIS PONTOS (se houver subtítulo), subtítulo (em itálico) PONTO, cidade da publicação, VÍRGULA, editora, PONTO.

Ex: BONETTI, Maria da Glória. (2002), Profissionalismo e Política no Mundo: as relações dos advogados, desembargadores, procuradores de justiça e delegados de polícia com o Estado. São Paulo, Ed. UFSCar/FAPESP/Sumaré.

c. COLETÂNEA: sobrenome do autor (letras maiúsculas), VÍRGULA, nome do autor, PONTO, ano da publicação (entre parênteses), VÍRGULA, título do capítulo (entre aspas), VÍRGULA, in (em itálico) iniciais do nome do organizador seguidas do seu sobrenome e, entre parênteses, a indicação “org.” ou “coord.”, VÍRGULA, título da coletânea (em itálico), VÍRGULA, cidade da publicação, VÍRGULA, editora, PONTO.

Ex: NICOLAU, Jairo Marconi. (1996), “Multipartidarismo, Maiorias Parlamentares e Democracia: notas sobre o caso brasileiro”, in E. Diniz (org.), O Desafio da Democracia na América Latina, Rio de Janeiro, IUPERJ.

d. ARTIGO: Sobrenome do autor (letras maiúsculas), VÍRGULA, nome do autor, PONTO, ano da publicação (entre parênteses), VÍRGULA, título do Artigo (entre aspas), VÍRGULA, nome do periódico (em itálico), VÍRGULA, volume do periódico, VÍRGULA, número do periódico, DOIS PONTOS, numeração das páginas do artigo, PONTO.

Ex: AMORIM NETO, Octavio. (1994), “Formação de Gabinetes Presidenciais no Brasil: coalizão versus cooptação”, Nova Economia, vol. 4, no. 1: 9-34.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word (2003 ou mais recente).
  3. URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  4. As figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  6. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no MSWord, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
 

Declaração de Direito Autoral

(1) A proposta de publicação observa e atende a Lei de Direito Autoral n. 9610/98, a Lei nº 5.805/72, bem como os Acordos e Tratados Internacionais de Direito Autoral em vigor no Brasil, quais sejam: Convenção de Berna para a Proteção de Obras Literárias e Artísticas (Decreto Nº 75.699, DE 6 DE MAIO DE 1975), Convenção Universal sobre o Direito de Autor (Decreto Nº 76.905, de 24 DE DEZEMBRO DE 1975), e a Convenção Interamericana sobre os Direitos de Autor em Obras Literárias, Científicas e Artísticas (Decreto Nº 26.675, DE 18 DE MAIO DE 1949).

(2) Os direitos sobre as publicações nesta revista eletrônica pertencem ao(s) autor(es), com direitos de primeira publicação cedidos à Revista Política Hoje. Em virtude do caráter eletrônico da revista, os artigos são de uso gratuito em aplicações educacionais, sem fins comerciais e disponibilizados na Internet no site da revista.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.