Educação Política: da Produção dos Parlamentares Brasileiros no Congresso Nacional à Inconstitucionalidade de Seus Objetivos

Autores

  • Roberto Marinho
  • Humberto Dantas

DOI:

https://doi.org/10.51359/1808-8708.2019.248271

Palavras-chave:

Educação Política, Democracia, Filosofia, Sociologia, Educação Moral E Cívica - EMC, Organização Social E Política Brasileira – OSPB, Direito Constitucional, Noções De Direito, Ciência Política

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar, com base em pesquisas no Congresso Nacional, o que
o parlamento tem proposto sobre educação política. Isto porque autores brasileiros têm se
esforçado para compreender a educação política como tema essencial para consolidação da
democracia. Diante disso, indispensável um estudo sobre o histórico da educação política a partir
do Brasil república, independente de vieses ideológicos, governamentais e, juntamente com as
análises de proposições sobre o tema no Congresso Nacional, convergir para a hipótese central
deste artigo: diante da extrema dificuldade de o parlamento legislar sobre conteúdos escolares e a
despeito de ímpetos isolados de deputados e senadores em relação ao tema da educação política,
não é o Congresso Nacional brasileiro que garante, ou garantirá, a educação política como tema
disciplinar na escola

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Publicado

2019-12-31

Edição

Seção

Dossiês