Instituições e o Institucionalismo: notas acerca da construção do debate e seus principais desafios na contemporaneidade

Autores

  • Mariele Troiano Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Priscila Riscado

Palavras-chave:

Instituições. Democracia. Estado. Empresa

Resumo

Assim como a relação entre ator e instituição é o grande mote das abordagens institucionalistas, podemos considerar que momentos de mudanças institucionais foram grandes propulsores para que a abordagem se renovasse e se mantivesse como uma das fontes explicativas mais utilizadas na Ciência Política. O cenário democrático contemporâneo trouxe novos desafios para compor o debate do institucionalismo, com foco especial acerca do papel das instituições em um contexto de democracia. A inserção de novos atores ao debate – tais como as empresas - se constitui em um aspecto que ganha relevância crescente no cerne das discussões sobre teoria democrática e o papel das instituições. A relação desenvolvida entre Estado, empresa e interesses organizados no sistema democrático liberal fornece novos contornos ao debate acerca da democracia e do papel que essa desempenha - como instituição atuante no sistema político decisório - nos dias atuais.

Biografia do Autor

Mariele Troiano, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (2009) e mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de São Carlos (2012). Atualmente é aluna de Doutorado do programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de São Carlos. Desenvolve pesquisa com ênfase no processo constituinte de 1987-88 e os interesses da classe empresarial. Está vinculada ao DataPol - Laboratório de Pesquisas, Análises de Dados e Documentação Política, que possui trabalhos e desenvolve pesquisas sobre Instituições e representação política. Doutorado sanduíche realizado na Universidade de Hull, Inglaterra no período de 2014-2015.

Downloads

Publicado

2016-03-30

Edição

Seção

Dossiês