Transformações Metodológicas na Ciência Política Contemporânea
Palavras-chave:
Ciência Política, Metodologia, EpistemologiaResumo
Desde meados dos anos 90 do século passado, muito em decorrência da globalização, das mudanças tecnológicas, bem como por fatores endógenos, a produção acadêmica de alto fator de impacto na Ciência Política Contemporânea tem marcada sido pela ocorrência de transformações substantivas nos seus padrões de cientificidade. Estas transformações se converteram em “valores e crenças” que institucionalizaram a existência de um conjunto particular de condições que a tornam mais rigorosa em termos de métodos e técnicas, e mais orientada por qualidade inferencial, e por uma busca por causação. A questão básica que o trabalho se debruça é exatamente: “quais os valores e crenças que moldam a produção de conhecimento na ciência política, e porque estes introduzem uma nova concepção de ciência?” Para oferecer respostas a esta questão, este trabalho busca, lastreado em um exame amplo de trabalhos produzidos em periódicos científicos nos últimos 20 anos, identificar, mapear e entender mais amplamente as instituições – compreendidas como valores, crenças, e parâmetros - que estruturam o estudo científico da política na atualidade.
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href="http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9610.htm">Lei de Direito Autoral n. 9610/98, a Lei nº 5.805/72, bem como os Acordos e Tratados Internacionais de Direito Autoral em vigor no Brasil, quais sejam: Convenção de Berna para a Proteção de Obras Literárias e Artísticas (Decreto Nº 75.699, DE 6 DE MAIO DE 1975), Convenção Universal sobre o Direito de Autor (Decreto Nº 76.905, de 24 DE DEZEMBRO DE 1975), e a Convenção Interamericana sobre os Direitos de Autor em Obras Literárias, Científicas e Artísticas (Decreto Nº 26.675, DE 18 DE MAIO DE 1949).(2) Os direitos sobre as publicações nesta revista eletrônica pertencem ao(s) autor(es), com direitos de primeira publicação cedidos à Revista Política Hoje. Em virtude do caráter eletrônico da revista, os artigos são de uso gratuito em aplicações educacionais, sem fins comerciais e disponibilizados na Internet no site da revista.