O poderoso NVivo: Uma introdução a partir da análise de conteúdo

Autores

  • Dáfni Priscila Alves da Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Dalson Britto Figueiredo Filho Universidade Federal de Pernambuco
  • Anderson Henrique da Silva Universidade Federal de Pernambuco

Resumo

O aumento na quantidade de informações digitais fornece uma oportunidade única para a elaboração de bancos dados originais. Em particular, o crescimento exponencial da produção textual facilita o desenvolvimento de pesquisas científicas inovadoras. Apesar disso, são poucos os trabalhos que examinam sistematicamente esse tipo de informação.  Esse trabalho apresenta uma introdução ao NVivo a partir da análise de conteúdo da Lei 11.340/2006. A principal meta é fornecer um guia prático e intuitivo para manuseio do software. Metodologicamente, demonstramos o passo a passo de sua utilização com o objetivo de elaborar uma tipologia dos dispositivos legais da Lei Maria da Penha. Os principais resultados indicam que (1) a LMP é uma lei de medida protetiva/assistencial (28,37%), (2) “violência” e “familiar” são as palavras mais frequentes e (3) existe forte correspondência entre o preâmbulo e o conteúdo da lei. Com esse artigo esperamos difundir o uso de ferramentas computacionais de análise qualitativa em Ciência Política. 

Biografia do Autor

Dáfni Priscila Alves da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Mestranda em Ciência Política (UFPE, 2015) e graduada em Ciências Sociais (UFPE, 2011). Integrante do Projeto Replicabilidade Cientifica e Metodologia Quantitativa e do grupo de pesquisa de Métodos de Pesquisa em Ciência Política do Departamento de Ciência Política (DCP)

Dalson Britto Figueiredo Filho, Universidade Federal de Pernambuco

Professor Adjunto do Departamento de Ciência Política, vice-coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciência Política (PPGCP - UFPE), coordenador científico do Mestrado Profissional em Políticas Públicas (MPPP - UFPE) e Catalisador do Berkeley Initiative for Transparency in the Social Sciences (BITSS, 2015). Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE, 2012). Foi pesquisador visitante na Universidade de Indiana (Bloomington, 2014), na William Mitchell College of Law (Saint Paul, 2011) e na Universidade de Wisconsin (Madison, 2009). Mestre em Ciência Política (UFPE, 2009) e bacharel em Ciências Sociais (UFPE, 2005) com graduação sanduíche na Universidade do Texas (Austin, 2003). Atualmente é fellow do Summer Program in Social Science (2015-2017). Atua nas áreas de métodos quantitativos, financiamento de campanha e estudos legislativos.

Anderson Henrique da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Bacharelando em Ciência Política com ênfase em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente é bolsista PIBIB/FACEPE/CNPq na área de Políticas Públicas e integrante do grupo Métodos de Pesquisa em Ciência Política do Departamento de Ciência Política (DCP-UFPE).

Downloads

Publicado

2015-12-19

Edição

Seção

Dossiês