A política externa brasileira para a África: o envolvimento do Brasil nas operações de paz como instrumento de inserção internacional no continente africano
Palavras-chave:
Política Externa Brasileira. Inserção Internacional. Operações de Paz. África.Resumo
Este trabalho busca discutir a ação internacional do Brasil em suas relações político-diplomáticas nas operações de paz na África como instrumento de inserção internacional naquele continente. As relações diplomáticas entre o Brasil e a África assumiram um importante papel no quadro da política externa brasileira, especialmente a partir do governo Lula. Considerando o histórico emblemático dos conflitos civis que assolam o continente africano, o Brasil identifica na África uma possibilidade de arranjos diplomáticos, particularmente, no que se refere a sua participação em missões de paz naquele continente. Nesse sentido, esses fatores conjunturais proporcionaram ao Brasil um posicionamento diferenciado no cenário internacional. Assim, o objetivo principal deste estudo reside em compreender as implicações da política interventiva brasileira na África, especialmente no que concerne ao perfil tradicional da atuação do Estado brasileiro em operações de paz no âmbito da ONU e a utilização destes mecanismos de ação internacional como meio de inserção do Estado brasileiro no continente africano. Para tanto, contextualizou-se brevemente a presença brasileira nas missões de paz da ONU como potencial contribuinte para sua política externa, em seguida, analisou-se as características da Política Externa Brasileira para o continente africano.Downloads
Publicado
2015-02-24
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2016 Revista Política Hoje - ISSN: 0104-7094

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. href="http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9610.htm">Lei de Direito Autoral n. 9610/98, a Lei nº 5.805/72, bem como os Acordos e Tratados Internacionais de Direito Autoral em vigor no Brasil, quais sejam: Convenção de Berna para a Proteção de Obras Literárias e Artísticas (Decreto Nº 75.699, DE 6 DE MAIO DE 1975), Convenção Universal sobre o Direito de Autor (Decreto Nº 76.905, de 24 DE DEZEMBRO DE 1975), e a Convenção Interamericana sobre os Direitos de Autor em Obras Literárias, Científicas e Artísticas (Decreto Nº 26.675, DE 18 DE MAIO DE 1949).
(2) Os direitos sobre as publicações nesta revista eletrônica pertencem ao(s) autor(es), com direitos de primeira publicação cedidos à Revista Política Hoje. Em virtude do caráter eletrônico da revista, os artigos são de uso gratuito em aplicações educacionais, sem fins comerciais e disponibilizados na Internet no site da revista.