O PREÇO DO PODER: Financiamento de campanha e voto no Brasil (2014)

Marcus Vinicius Taques Arruda, André Valente do Couto, Natacha Chabalin Ferraz, Thiago Augusto de Oliveira Marinho Ferre, Larissa Mendes Medeiros

Resumo


Qual o efeito do financiamento sobre os resultados eleitorais? Este trabalho analisa a influência dos gastos de campanha sobre os votos recebidos para todos os cargos eletivos em 2014 no Brasil. O desenho de pesquisa combina estatística descritiva e multivariada para examinar informações secundárias coletadas no sítio eletrônico do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os resultados indicam que: (1) a receita exerce efeito positivo sobre a quantidade de votos e (2) o impacto da receita sobre os votos é maior para candidatos desafiantes.


Palavras-chave


Financiamento de campanha; Desempenho eleitoral; Eleições 2014

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista Política Hoje - ISSN: 0104-7094

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

I S S N   0 1 0 4  –  7 0 9 4