A Região Metropolitana de Manaus: um estudo sobre alguns indicadores financeiros dos municípios

Autores

Resumo

O presente estudo buscou analisar os indicadores financeiros dos municípios de Careiro da Várzea, Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru, Manaus, Novo Airão, Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva, da Região Metropolitana de Manaus,  utilizando os métodos e técnicas da contabilidade pública, particularmente os do grupo de liquidez, endividamento e solvência dos balanços patrimoniais e interpretá-los, por meio dos dados publicados pela Secretaria do Tesouro Nacional, responsável pela divulgação dos Demonstrativos das Contas Anuais dos Municípios Brasileiros. O levantamento dos dados foi realizado através de pesquisas bibliográfica e documental e a análise dos dados foi realizada de forma quantitativa e qualitativa. Os resultados demonstram que no período analisado algumas entidades públicas estão em situação desfavorável em relação as obrigações de curto e de longo prazo, com três municípios incapazes de honrar com os seus compromissos. Os municípios de Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru, Manaus e Presidente Figueiredo apresentaram endividamento de longo prazo acima de 67%. Na conclusão, o estudo aponta os municípios de Presidente Figueiredo, Manaus, Manacapuru e Careiro com os melhores índices de liquidez corrente, imediata e seca. Destaca ainda que os municípios com maior solvência de longo prazo são Novo Airão e Careiro da Várzea. Os municípios de Itacoatiara e Manacapuru apresentaram uma situação deficitária em razão de seus passivos a descoberto.

Biografia do Autor

Marcélia Torres da Silva Nogueira, Universidade Federal do Amazonas

Graduanda em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Referências

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE. Norma Brasileira de Contabilidade TSP Estrutura Conceitual – Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Informação Contábil de Propósito Geral pelas Entidades do Setor Público, < http://www2.cfc.org.br/sisweb/sre/detalhes_sre.aspx?Codigo=2016/NBCTSPEC&arquivo=NBCTSPEC.doc>. Acesso em 05.06.2017.

FREITAS, M.B; GOULARTE, J.L.L. Análise Comparativa dos Indicadores Econômico-Financeiros dos maiores municípios por população das Mesorregião do RS. Revista de Auditoria, Governança e Contabilidade, no. 18, volume 5, página 81, 2016.

GOLDENBERG, M. A Arte de Pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. 8ª. ed. São Paulo e Rio de Janeiro: Record, 2004.

. Lei Complementar nº 101, de 04 de maio de 2000, que estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal e dá outras providências.

. Lei nº 4.320, de 17 de março de 1964, que estatui normas gerais de Direito Financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal.

. Lei nº 10.180, de 06 de fevereiro de 2001, que organiza e disciplina os Sistemas de Planejamento e de Orçamento Federal, de Administração Financeira Federal, de Contabilidade Federal e de Controle Interno do Poder Executivo Federal, e dá outras providências.

KOHAMA, H. Contabilidade Pública: Teoria e Prática. 9ª. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica. 5ª. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MARION, J.C. Análise das Demonstrações Contábeis. 7ª. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

MATARAZZO, D.C. Análise Financeira de Balanços: abordagem gerencial. São Paulo: Atlas, 2010.

MAZZA, A. Manual de Direito Administrativo. São Paulo: Saraiva, 2011.

MOTA, F. G. L. Contabilidade Aplicada ao Setor Público. 1ª. ed. Brasília: Cidade, 2009.

SECRETARIA DO TESOURO NACIONAL. Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público. 7. ed. Brasília, 2017. Disponível em < http://www.tesouro.fazenda.gov.br/mcasp>. Acesso em 05.06.2017.

SECRETARIA DO TESOURO NACIONAL. Balanço do Setor Público Nacional. Disponível em < https://www.tesouro.fazenda.gov.br/pt/balanco-do-setor-publico-nacional-bspn>. Acesso em 05.06.2017.

SECRETARIA DO TESOURO NACIONAL. Disponível em < http://www.tesourotransparente.gov.br/ckan/dataset/dcam>. Acesso em 01.11.2017.

Downloads

Publicado

2019-03-13

Edição

Seção

Artigos