A Região Metropolitana de Manaus: um estudo sobre alguns indicadores financeiros dos municípios

Marcélia Torres da Silva Nogueira

Resumo


O presente estudo buscou analisar os indicadores financeiros dos municípios de Careiro da Várzea, Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru, Manaus, Novo Airão, Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva, da Região Metropolitana de Manaus,  utilizando os métodos e técnicas da contabilidade pública, particularmente os do grupo de liquidez, endividamento e solvência dos balanços patrimoniais e interpretá-los, por meio dos dados publicados pela Secretaria do Tesouro Nacional, responsável pela divulgação dos Demonstrativos das Contas Anuais dos Municípios Brasileiros. O levantamento dos dados foi realizado através de pesquisas bibliográfica e documental e a análise dos dados foi realizada de forma quantitativa e qualitativa. Os resultados demonstram que no período analisado algumas entidades públicas estão em situação desfavorável em relação as obrigações de curto e de longo prazo, com três municípios incapazes de honrar com os seus compromissos. Os municípios de Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru, Manaus e Presidente Figueiredo apresentaram endividamento de longo prazo acima de 67%. Na conclusão, o estudo aponta os municípios de Presidente Figueiredo, Manaus, Manacapuru e Careiro com os melhores índices de liquidez corrente, imediata e seca. Destaca ainda que os municípios com maior solvência de longo prazo são Novo Airão e Careiro da Várzea. Os municípios de Itacoatiara e Manacapuru apresentaram uma situação deficitária em razão de seus passivos a descoberto.

Texto completo:

PDF

Referências


CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE. Norma Brasileira de Contabilidade TSP Estrutura Conceitual – Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Informação Contábil de Propósito Geral pelas Entidades do Setor Público, < http://www2.cfc.org.br/sisweb/sre/detalhes_sre.aspx?Codigo=2016/NBCTSPEC&arquivo=NBCTSPEC.doc>. Acesso em 05.06.2017.

FREITAS, M.B; GOULARTE, J.L.L. Análise Comparativa dos Indicadores Econômico-Financeiros dos maiores municípios por população das Mesorregião do RS. Revista de Auditoria, Governança e Contabilidade, no. 18, volume 5, página 81, 2016.

GOLDENBERG, M. A Arte de Pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. 8ª. ed. São Paulo e Rio de Janeiro: Record, 2004.

. Lei Complementar nº 101, de 04 de maio de 2000, que estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal e dá outras providências.

. Lei nº 4.320, de 17 de março de 1964, que estatui normas gerais de Direito Financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal.

. Lei nº 10.180, de 06 de fevereiro de 2001, que organiza e disciplina os Sistemas de Planejamento e de Orçamento Federal, de Administração Financeira Federal, de Contabilidade Federal e de Controle Interno do Poder Executivo Federal, e dá outras providências.

KOHAMA, H. Contabilidade Pública: Teoria e Prática. 9ª. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica. 5ª. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MARION, J.C. Análise das Demonstrações Contábeis. 7ª. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

MATARAZZO, D.C. Análise Financeira de Balanços: abordagem gerencial. São Paulo: Atlas, 2010.

MAZZA, A. Manual de Direito Administrativo. São Paulo: Saraiva, 2011.

MOTA, F. G. L. Contabilidade Aplicada ao Setor Público. 1ª. ed. Brasília: Cidade, 2009.

SECRETARIA DO TESOURO NACIONAL. Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público. 7. ed. Brasília, 2017. Disponível em < http://www.tesouro.fazenda.gov.br/mcasp>. Acesso em 05.06.2017.

SECRETARIA DO TESOURO NACIONAL. Balanço do Setor Público Nacional. Disponível em < https://www.tesouro.fazenda.gov.br/pt/balanco-do-setor-publico-nacional-bspn>. Acesso em 05.06.2017.

SECRETARIA DO TESOURO NACIONAL. Disponível em < http://www.tesourotransparente.gov.br/ckan/dataset/dcam>. Acesso em 01.11.2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexadores: