Financiamento do Plano Municipal de Educação de Buriti dos Monte: desafios da gestão

Leila Leal Leite, Ernandes Soares Araújo

Resumo


O Plano Municipal de Educação (PME) é um documento que orienta a área educacional de municípios, elaborado para vigência de dez anos e constitui-se em uma peça de planejamento educacional fundamental para o desenvolvimento e melhoria da educação de um município. Esse estudo tem como objetivo discutir os desafios da gestão municipal para assegurar o financiamento das ações previstas no PME (2015-2025). Foi realizada a aplicação de questionário com Secretária Municipal de Educação do Município de Buriti dos Montes e análise do PME do referido município. O resultado apontou que o desafio é a disponibilização de recursos para financiamento das ações. Assim, é necessário integralizar e intersetorializar o trabalho das secretarias municipais, fazer parcerias públicas e privadas, acompanhar continuamente a implementação das ações e o impacto destas no alcance das metas, implicando um esforço maior dos governos, bem como da sociedade civil para a superação dessa dificuldade.


Texto completo:

PDF

Referências


AZANHA, J. M. P. Planos, diretrizes e bases da educação nacional. Educação: temas polêmicos, São Paulo: Martins Fontes, 1995.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil, 1988. Disponível em: < www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/principal.htm>. Acesso em: Acesso em: 11 de maio de 2017.

______. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Buriti dos Montes – Dados Populacionais e Aspectos Socioeconômicos. Disponível em: < http://www.ibge.gov.br>. Acesso em: 16 de maio de 2017.

______. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Buriti dos Montes – Taxa de Analfabetismo e Escolaridade Média. Disponível em < http://www.ibge.gov.br>. Acesso em: 11 de maio de 2017.

______. Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle. Disponível em: < http://simec.mec.gov.br/>. Acesso em: 18 de maio de 2017.

______. Lei nº 9.394 de 20 dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Belo Horizonte: UFMG, 1997.

______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Documento norteador para elaboração de Plano Municipal de Educação – PME / elaboração Clodoaldo José de Almeida Souza. Brasília: Secretaria de Educação Básica, 2005.

______. O Plano Municipal de Educação. Caderno de Orientações. Ministério da Educação / Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (MEC/ SASE), 2014.

DIDONET, V. Plano Nacional de Educação. Brasília: Ed. Plano, 2000. 196 p.

FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.

LIBÂNEO, J. C. Educação escolar: políticas públicas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2012.

MOREIRA, H.; CALEFFE, L. G. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

SAVIANI, D. Escola e democracia. 7.ed. São Paulo: Cortez e Autores Associados, 1985.

______. A pedagogia no Brasil: história e teoria. Campinas: Autores Associados, 2008.

______. A nova lei da educação: trajetória, limites e perspectivas. 4.ed. Campinas: Autores Associados, 1998.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexadores: