Política de planos nacionais de educação: em busca da efetividade no contexto brasileiro
Palavras-chave:
Plano Nacional de Educação, Política Educacional, Relações FederativasResumo
O panorama das políticas públicas de educação no Brasil, a partir da institucionalização normativa e elaboração dos Planos Nacionais de Educação (PNE), tem se consolidado após a Constituição Federal (CF) de 1988. Para compreender esse contexto é necessário traçar o percurso histórico da política de planos educacionais no Brasil, desde o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova de 1932, e seus marcos regulatórios, a CF de 1934, até a CF de 1988. Desde a última foram apresentados o Plano Decenal de Educação em 1993, o PNE 2001-2011 e o PNE 2014-2024. Esse último consolida estes instrumentos de gestão como opção programática de um governo, e sinaliza para o aprimoramento da estrutura do Estado brasileiro e do seu federalismo de cooperação. Metodologicamente o estudo consiste em uma pesquisa bibliográfica e documental, que buscou trazer conceitos essenciais à compreensão do Estado, das relações federativas e das políticas públicas, como suporte para apreciação das informações coletadas nos documentos. Nas considerações foram apontados elementos que geram instabilidade e descontinuidade da política de planos, fragilizada pela inexistência de normas que disciplinem a punibilidade para os gestores públicos que não efetivam as ações para concretização das metas estabelecidas nos planos.
Referências
AZANHA, J.M.P. Políticas e Planos de Educação no Brasil: Alguns pontos para Reflexão. Cad. Pesq. São Paulo, nº 85, p. 70-78, maio de 1993. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/article/view/953. Acesso em: 24 de jul. 2019.
AZEVEDO, Fernando de. [et al.]. Manifestos dos pioneiros da Educação Nova (1932) e dos educadores 1959. Recife: Fundação Joaquim
Nabuco, Editora Massangana, 2010.
BONAVIDES, P. Curso de Direito Constitucional. São Paulo: Malheiros, 2016.
BONETI, Lindomar Wessler. Políticas públicas por dentro. Ijuí: ed. Unijuí, 2011.
BORDIGNON, Genuíno. Gestão da educação no município: sistema, conselho e plano. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2009.
BORDIGNON, Genuíno; QUEIROZ, Arlindo; GOMES, Iêda. Colaboradores. O Planejamento Educacional no Brasil. 2011. Disponível em: http://fne.mec.gov.br/images/Biblioteca/planejamento_educacional_brasil.pdf. Acesso em: 26 jul. 2019.
BRASIL (Constituição). Constituição da República Federativa do Brasil, 1988. Brasília, DF: Câmara dos Deputados. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm. Acesso em 26 jul. 2019.
BRASIL (Constituição). Ministério da Educação. Plano Decenal de Educação Para Todos. Brasília: MEC, 1993.
BRASIL (Constituição). LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.palanalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/l93.htm.
Acesso em: 26 jul. 2019.
BRASIL (Constituição). Lei nº 10.172 de 09 de janeiro de 2001a. Dispõe sobre a aprovação do Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10172.htm. Acesso em: 26 jul. 2019.
BRASIL (Constituição). Plano Nacional de Educação, 2000. Brasília: Câmara dos Deputados, 2000.
BRASIL (Constituição). 2001b. Plano Nacional de Educação. Brasília: Senado Federal, 2001.
BRASIL (Constituição). LEI Nº 13.005, DE 25 DE JUNHO DE 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências
Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/ato2011-2014/2014/lei/11305.htm.
Acesso em: 08 Ago. 2019.
DOURADO, Luiz Fernandes. Políticas e Gestão da Educação Básica no Brasil: limites e perspectivas. Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial p. 921-946, out. 2007.
LIBÂNEO, José Carlos; DE OLIVEIRA, João Ferreira; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. Cortez, 2003.
MAINARDES, Jefferson. Análise de políticas educacionais: breves considerações teórico-metodológicas. Contrapontos. Vol 9 nº 1, pp.4-16. Itajaí. jan/abr 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010173302001000100006&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 08 Ago. 2019.
MILITÃO, Silvio Cesar Nunes; MILITÃO, Andréia Nunes; PERBONI, Fabio. Do PNE/2001 ao novo PNE (2011-2020): o financiamento da educação em análise. Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação - SIRSSE. 2011., v. 1, p. 8090-8102. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2011/5866_3462.pdf. Acesso em 08 Ago. 2019.
OLIVEIRA, Dalila Andrade. Democrático-Populares: Contradições Entre a Busca da Eficiência e a Ampliação do Direito à Educação. Educ. Soc., Campinas, v. 36, nº. 132, p. 625-646, jul.-set., 2015.
OLIVEIRA, Dalila A.; ARAUJO, Heleno. Educação entre os Planos de governo e as políticas de Estado: o foco no financiamento e a questão docente: In: SOUZA, Donaldo B.; MARTINS, Angela Maria. Planos de educação no Brasil: Estado, governo e sociedade civil. São Paulo: Loyola, 2014.
SILVA, J.A. da. Curso de Direito Constitucional Positivo. São Paulo, Malheiros, 2012.
SOUZA, Celina. “Políticas Públicas: Questões Temáticas e de Pesquisa”, Caderno CRH. V.16, nº 39, p. 11-24, jul/dez., 2003.
SOUZA, Donaldo Bello de; DUARTE, Marisa Ribeiro Teixeira. Planos de Educação no Brasil: projeções do sistema nacional de educação e suas variantes subnacionais. In. In: SOUZA, Donaldo B.; MARTINS, Angela Maria. Planos de educação no Brasil: Estado, governo e sociedade civil. São Paulo: Loyola, 2014.
Souza, Ângelo Ricardo. Políticas de democratização da Gestão Educacional no Brasil: experiência e expectativa com o novo Plano Nacional de Educação. Revista Pedagógica. Chapecó – SC, v.18, n.39, set./dez. 2016.