Política de planos nacionais de educação: em busca da efetividade no contexto brasileiro

Autores

Palavras-chave:

Plano Nacional de Educação, Política Educacional, Relações Federativas

Resumo

O panorama das políticas públicas de educação no Brasil, a partir da institucionalização normativa e elaboração dos Planos Nacionais de Educação (PNE), tem se consolidado após a Constituição Federal (CF) de 1988. Para compreender esse contexto é necessário traçar o percurso histórico da política de planos educacionais no Brasil, desde o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova de 1932, e seus marcos regulatórios, a CF de 1934, até a CF de 1988. Desde a última foram apresentados o Plano Decenal de Educação em 1993, o PNE 2001-2011 e o PNE 2014-2024. Esse último consolida estes instrumentos de gestão como opção programática de um governo, e sinaliza para o aprimoramento da estrutura do Estado brasileiro e do seu federalismo de cooperação. Metodologicamente o estudo consiste em uma pesquisa bibliográfica e documental, que buscou trazer conceitos essenciais à compreensão do Estado, das relações federativas e das políticas públicas, como suporte para apreciação das informações coletadas nos documentos. Nas considerações foram apontados elementos que geram instabilidade e descontinuidade da política de planos, fragilizada pela inexistência de normas que disciplinem a punibilidade para os gestores públicos que não efetivam as ações para concretização das metas estabelecidas nos planos.

Biografia do Autor

Angelo Dantas de Oliveira, Universidade do Estado da Bahia

Mestre em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação pelo Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (Gestec) da Universidade do Estado da Bahia (2016-2017);

Graduado em Licenciatura em História pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2001);

Pós-graduado em Desenho Registro e Memória Visual (2004) pela Universidade Estadual de Feira de Santana; pós-graduado em Planejamento Pedagógico: perspectiva sócio-política (2008) pela Faculdade Santa Helena; Pós-Graduado em Metodologia do Ensino para Educação Profissional (2015) pela Universidade do Estado da Bahia; 

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Publicado

2021-12-24

Edição

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Artigos