POLÍTICAS PÚBLICAS E A EDUCAÇÃO DO CAMPO NO CONTEXTO AMAZÔNICO
DISCUTINDO POSSIBILIDADES E DESAFIOS
Mots-clés :
Educação do Campo, Campo Amazônico, Políticas PúblicasRésumé
Este trabalho é parte da pesquisa em desenvolvimento no curso de mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades pela Universidade Federal do Amazonas, que tem como abordagem principal o foco na Educação do Campo e assentamentos agrários, porém tendo como categorias de análise políticas públicas, campesinato e movimentos sociais, sendo o último elemento o recorte temático utilizado para compor este estudo. Para as
reflexões aqui apresentadas, utiliza-se de um levantamento sobre ações e programas direcionados para tal modalidade de ensino, considerando os atores sociais envolvidos na reivindicação e implementação de tais políticas. Ao longo deste trabalho, busca-se ainda discorrer sobre a relação existente entre as categorias de análise e a influência que as mesmas exercem sobre o ensino do campo. Em relação à metodologia, este se fundamenta
em uma pesquisa com abordagem qualitativa, tendo como método de análise o Materialismo Histórico Dialético, apresentando ainda, um caráter descritivo e explicativo de fatores condicionantes do processo histórico e político do campo de estudo.
Références
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