POLÍTICAS PÚBLICAS E A EDUCAÇÃO DO CAMPO NO CONTEXTO AMAZÔNICO

DISCUTINDO POSSIBILIDADES E DESAFIOS

Auteurs-es

  • Aline Gomes Universidade Federal do Amazonas

Mots-clés :

Educação do Campo, Campo Amazônico, Políticas Públicas

Résumé

Este trabalho é parte da pesquisa em desenvolvimento no curso de mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades pela Universidade Federal do Amazonas, que tem como abordagem principal o foco na Educação do Campo e assentamentos agrários, porém tendo como categorias de análise políticas públicas, campesinato e movimentos sociais, sendo o último elemento o recorte temático utilizado para compor este estudo. Para as
reflexões aqui apresentadas, utiliza-se de um levantamento sobre ações e programas direcionados para tal modalidade de ensino, considerando os atores sociais envolvidos na reivindicação e implementação de tais políticas. Ao longo deste trabalho, busca-se ainda discorrer sobre a relação existente entre as categorias de análise e a influência que as mesmas exercem sobre o ensino do campo. Em relação à metodologia, este se fundamenta
em uma pesquisa com abordagem qualitativa, tendo como método de análise o Materialismo Histórico Dialético, apresentando ainda, um caráter descritivo e explicativo de fatores condicionantes do processo histórico e político do campo de estudo.

Références

ANDRADE, Francisca Marli Rodrigues de; RODRIGUES, Marcela Pereira Mendes.

Escolas do campo e infraestrutura: aspectos legais, precarização e fechamento.

Educação em Revista – EDUR, Belo Horizonte, 2020; V. 36.

BARROS, Lânderson Antória; LIHTNOV, Dione Dutra. Reflexões sobre a Educação

Rural e do Campo: As leis, diretrizes e bases do ensino no e do campo no Brasil.

Geographia Meridionalis, v. 02, n. 01, Jan-Jun/2016 p. 20–37. Disponível em:

https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/Geographis/index

BORGES, Heloisa da Silva. Educação do Campo e os Planos de Educação. Revista

Amazônida, 2016, Ano 01, Nº 01, p.96-117

Téléchargements

Publié-e

2024-01-03 — Mis(e) à jour 2024-01-03

Versions

Numéro

Rubrique

Artigos