Estudo do Comportamento Termohigrométrico em Ambiente Urbano: Estudo de Caso em Iporá-GO
DOI:
https://doi.org/10.26848/rbgf.v3i2.232648Resumo
Este trabalho teve como objetivo investigar o comportamento da temperatura e da umidade, afim de se identificar possíveis anomalias termohigrométricas no espaço intra-urbano do município de Iporá. A metodologia para a coleta de dados consistiu inicialmente na escolha de 4 pontos de coleta, onde se buscou escolher pontos que se diferenciavam no uso e ocupação do solo, nestes pontos foram realizadas coletas de dados no período de 28/04 a 03/05 de 2008, às 9h00min, 13h00min e 22h30min. Foram utilizadas as imagens do satélite GOES para verificar os sistemas atmosféricos regionais atuantes nos dias de observação-mensuração. Os dados foram transformados em gráficos através do programa Excel®. Utilizou-se também do programa Surfer® 8.0 para a confecção dos mapas de isotermas e isoígras. Os resultados mostraram que existe uma espacialização da temperatura e da umidade, e que essa acompanha os tipos de uso e ocupação do solo. Verificou-se também a presença de ilhas de calor na magnitude de 2,8°C de intensidade e ilhas secas na magnitude de 8%.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Brasileira de Geografia Física concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: depositar em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão para disponibilizar seu trabalho online antes ou durante o processo editorial, em redes sociais acadêmicas, repositórios digitais ou servidores de preprints. Após a publicação na Revista Brasileira de Geografia Física, os autores se comprometem a atualizar as versões preprint ou pós-print do autor, nas plataformas onde foram originalmente disponibilizadas, informando o link para a versão final publicada e outras informações relevantes, com o reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista.
Qualquer usuário tem direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.