Por um ensino de sociologia descolonizado

Amurabi Oliveira, Lígia Wilhelms Eras

Resumo


O artigo em questão problematiza à luz das contribuições pós-coloniais o legado paralisante da inovação e da construção epistemológica no espaço escolar e o modo como o Ensino de Sociologia pode potencializar o uso dessas referências levando em consideração as experiências sociais dos sujeitos para o espaço escolar e o modo de significá-la neste espaço operante de um saber não apenas acadêmico, mas também vivido. Se transfere ainda essa mesma reflexão ao espaço de formação e preparação do futuro professor de modo a oportunizar essa desconstrução e o exercício da tradução no espaço acadêmico e não acadêmico na produção de novas metodologias e epistemologias de ensino e pesquisa.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 REALIS | Revista de Estudos AntiUtilitaristas e PosColoniais - ISSN: 2179-7501



Creative Commons CC Atribuição Não comercial, sem derivação 4.0.