Criar poder popular: um legado chileno para as esquerdas latino-americanas dos dias atuais
DOI:
https://doi.org/10.51359/2179-7501.2018.239158Keywords:
Golpe. Poder popular. Cordões industriais. Acampamentos.Abstract
o artigo discute as experiências das esquerdas chilenas de construção de organizações classistas de autodefesa dos trabalhadores ante a ofensiva dos agrupamentos fascistas no governo Salvador Allende (1970-1973); analisa os cordões industriais e os acampamentos - formas embrionárias de poder popular - impulsionados em resposta ao recrudescimento da luta de classes; finalmente, discute as heranças desses experimentos para a esquerda brasileira nos dias que correm.References
CASTELLS, Manuel. (1973). Movimiento de pobladores y lucha de clases, in EURE, Revista Latinoamericana de estudios urbano sociales, Vol. III..
MARTINS, JRV. (1976). Chile. Coleção Nossa América Nuestra. Fundação Perseu Abramo, São Paulo.
TOURAINE, Alain. (1974). Vida y muerte del Chile popular. Siglo Veintiuno Editores. México DF, 1974.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 Revista de Estudos AntiUtilitaristas e PosColoniais - ISSN: 2179-7501

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade
Os direitos autores para artigos publicadoss nesta são dos autores, com direitos de primeira publicação para a REALIS. Todos o contéudo da revista, com exceção de caos especificamente declarados, é licenciado sob licença Creative Commons CC Atribuição Não Comercial 4.0 Internacional. Devido à política de acesso aberto da Revista, todos os artigos são gratuitos e livres para uso, com atribuição apropriada, para fins educacionais e não-comerciais.