Xenofobia, pós-colonialidade e homonacionalismo no sul da Europa. Perspectivas da Catalunha
Résumé
O termo homonacionalismo vem sendo utilizado para se referir aos discursos de políticos/as abertamente gays e lésbicas que instrumentalizam temores de partes do segmento LGBT das populações nacionais no intuito de que estes grupos sociais apoiem suas ideologias racistas e xenófobas. Estas ideologias possuem em comum a visão de que certas coletividades imigrantes, em especial as muçulmanas, deveriam ser excluídas de direitos de cidadania como votar e eleger representantes políticos, já que a concessão destes direitos para tais imigrantes caracterizaria uma ameaça aos direitos da população LGBT. Com base em pesquisas etnográficas, este artigo discute como o homonacionalismo está sendo difundido, interpretado, defendido e contestado na Catalunha e, para isso, foram ouvidos diversos segmentos: população LGBT, ativistas, políticos e imigrantes. Por fim, o artigo aponta perspectivas para refletir este fenômeno que irá progressivamente adquirir relevância na Europa, território que dentro de poucas décadas se converterá num continente de maioria muçulmana.
Téléchargements
Numéro
Rubrique
Licence
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade
Os direitos autores para artigos publicadoss nesta são dos autores, com direitos de primeira publicação para a REALIS. Todos o contéudo da revista, com exceção de caos especificamente declarados, é licenciado sob licença Creative Commons CC Atribuição Não Comercial 4.0 Internacional. Devido à política de acesso aberto da Revista, todos os artigos são gratuitos e livres para uso, com atribuição apropriada, para fins educacionais e não-comerciais.