Sobre um percurso transcultural: Aprofundando experiências de viagem
Résumé
O presente artigo parte de uma indagação sobre como o homem, ao aprofundar suas experiências de viagem, poderia contribuir para uma verdadeira mudança de paradigma colonizador, de modo a restaurar valores como a hospitalidade. Fruto da tese de doutoramento defendida em junho de 2014, no programa de pós-graduação em Antropologia da Universidade Federal de Pernambuco, seu objetivo é apresentar algumas apostas, resultantes do estudo desenvolvido sobre a relação entre o dom, pela moeda de acolhimento e reciprocidade, motora e matriz das experiências de viagens na rede investigada, e processos de formação de práticas transculturais, buscando identificar ressonâncias potencialmente decolonizadoras. A pesquisa teve como campo etnográfico uma rede mundial de viajantes, acompanhada entre o ano de 2007 e fevereiro de 2014, o Couchsurfing.
Téléchargements
Numéro
Rubrique
Licence
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade
Os direitos autores para artigos publicadoss nesta são dos autores, com direitos de primeira publicação para a REALIS. Todos o contéudo da revista, com exceção de caos especificamente declarados, é licenciado sob licença Creative Commons CC Atribuição Não Comercial 4.0 Internacional. Devido à política de acesso aberto da Revista, todos os artigos são gratuitos e livres para uso, com atribuição apropriada, para fins educacionais e não-comerciais.