A dinâmica da dádiva no universo religioso do Vale do Amanhecer
Resumo
O presente trabalho discute as múltipla dimensões da dádiva vivenciada na prática religiosa do Vale do Amanhecer, movimento místico-esotérico fundado no final dos anos 60 no Distrito Federal por “Tia Neiva”, destacando da dádiva existente entre os adeptos e as entidades espirituais, bem como entre eles mesmos. Nossa análise busca compreender o sentido social que a dádiva ocupa neste grupo religioso partindo das contribuições tanto de autores que discutem o dom quanto daqueles que pensam a dinâmica simbólica do social, em especial Bourdieu.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade
Os direitos autores para artigos publicadoss nesta são dos autores, com direitos de primeira publicação para a REALIS. Todos o contéudo da revista, com exceção de caos especificamente declarados, é licenciado sob licença Creative Commons CC Atribuição Não Comercial 4.0 Internacional. Devido à política de acesso aberto da Revista, todos os artigos são gratuitos e livres para uso, com atribuição apropriada, para fins educacionais e não-comerciais.