Etnografando a Sala de Aula: contribuições da antropologia à formação de professores

Bernadete de L R. Beserra, Rémi Fernand Lavergne

Resumo


Tendo como um dos seus objetivos mostrar a importância (e necessidade) da prática da pesquisa etnográfica na formação do professor, o artigo apresenta uma etnografia do aprendizado de antropologia numa turma de terceiro semestre do curso de
Pedagogia de uma universidade pública do nordeste brasileiro. Os dados que o sustentam foram coletados ao longo do semestre letivo, através de observação participante em sala de aula e outros espaços escolares; trabalhos escritos desenvolvidos para a disciplina, inclusive
diários de campo e depoimentos de alunos, monitores e professora.
Desnaturalizando a prática do ‘dar/assistir à aula’, o artigo mostra que o exercício da exotização do familiar não permite apenas a constituição de uma forma específica de enxergar e lidar com o ‘outro’, mas talvez, principalmente, lidar consigo próprio, observarse nas práticas cotidianas, produzindo, desse modo, a reflexividade indispensável, igualmente às práticas docente e antropológica.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Revista ANTHROPOLÓGICAS
AV. Prof. Moraes Rêgo, 1.235. 13° andar
Cidade Universitária
50.670-901 - Recife - PE - Brasil
Tel.: (55) (81) 2126-8286 | Fax: (55) (81) 2121-8282
E-mail: anthropologicas@ufpe.br